SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP
o mais incrível festival de inovação para negócios do País
As lições do país que inova para fazer o mundo melhor
Escrito por Jacques Meir | 12 de Março de 2019 | 2 meses atrás

O SXSW revelou por que Israel, um país do tamanho do estado brasileiro de Sergipe é uma referencial mundial em inovação

Uma nação que parece ter vocação para inovar e que por meio de inovações procura formas de ajudar a alimentar os famintos, curar os doentes, salvar o meio ambiente e reparar praticamente todos os problemas do mundo mais do que qualquer outro: é Israel. Um caso intrigante que o SXSW quis contar. Afinal, como esse pequeno país de menos de 9 milhões de pessoas, com poucos recursos naturais, e cercado por inimigos comprometidos com sua aniquilação, se tornou fonte de inovação?

A imagem do mundo de Israel é definida, de forma equivocada, pelo terror e pela violência. Foi isso que Avi Jorisch, um dos grandes visionários, escritor e pesquisador de Israel (nascido nos EUA) contou em sua apresentação. A partir de histórias inspiradoras que refletem a moral e o caráter do povo judeu – extraídas de seu best-seller Thou Shalt Innovate – Avi explica que é preciso ver também um lado mais esperançoso e afirmativo da vida a partir da experiência de Israel. Basta olhar para qualquer um dos dez principais problemas que o mundo enfrenta, e é provável que haja algum israelense resolvendo isso. Esta é a história de como a tecnologia dessa pequena nação está ajudando bilhões de pessoas em todo o mundo, inovações que funcionam como raios de luz para todos.

Não perca a maior abdução inovadora já vista, garanta o seu ingresso!

“Minha história pessoal mostrou como Israel consegue hoje se dedicar a propor soluções para melhorar a agricultura, a tecnologia, a segurança e a saúde de bilhões de pessoas no mundo. Proporcionalmente, nenhum outro país tem mais startups lista das na NASDAQ do que Israel”, Afirma Jorisch. Ele conta que se tivesse um ataque cardíaco repentino, nos EUA as pessoas ligariam para o 911. Em Israel, existem sistemas mais qualificados, que respondem a pedidos de socorro em 90”. Em um país que é vítima recorrente de ataques terroristas é essencial responder rapidamente a emergências.

O mundo talvez nõo saiba, mas Israel é o país que mais produz água no mundo e não apenas em seu território, mas em países como Índia e China. Isso porque, Israel criou sistemas de irrigação inovadores que garantem água potável e para uso em fazendas para ajudar milhões de pessoas mundo afora.
AVI comenta que o Egito, um país de 100 milhões de pessoas, terá falta de água crônica em pouco mais de 20 anos. Essa insegurança pode ser combatida e pode salvar vidas com tecnologia israelense. E a situação do Egito se repetirá no Irã, Jordânia, Síria e outros países do Oriente Médio.

Pense no Mal de Parkinson’s. Israelenses estão desenvolvendo sistemas de “GPS”, pequenos chips que monitoram a condição cerebral dos pacientes,.para apontar quando cérebros irão manifestar crises agudas de Parkinson’s e dessa forma evitar que vidas se percam.

“Frank Tellin, um amigo meu teve um acidente e arruinou seu esqueleto, perdeu completamente o movimento das pernas e dos braços. Desenganado, Frank teve contato com uma tecnologia israelense, um exoesqueleto que acoplado ao seu tronco, conseguiu fazer com que ele andasse novamente. Como é possível que um país tão pequeno consegue fazer isso?

1- Diversidade – Israel é um dos país de amor diversidade do mundo – beduínos, árabes, cristãos, judeus, palestinos convivem mutuamente no pequeno território;

2- Instituições – o país foi construído com base em instituições fortes e respeitadas;

3- A crença no poder da cultura e da justiça – esse é um traço da evolução da história do povo judeu. Acreditamos que podemos iluminar o mundo com cultura, com dedicação, estudo e experimentação. Acreditamos que podemos trazer luz ao mundo. E há 3 mil anos, estamos praticando essa nossa cultura de estudar, de resolver problemas.

O século XXI traz desafios imensos para a humanidade: esgotamento de recursos naturais, novas tecnologias, conflitos humanos, doenças, angústias. É por isso que mais do que nunca, precisamos levar luz ao mundo. Os israelenses precisam ser “mensch”, pessoas boas, de caráter firme e generosas, e devem se concentrar em fazer o mundo melhor, nunca desistirem dessa meta, ser caridosos.

Israel é uma nação construída com base em valores, princípios que as pessoas praticam. Esses valores condicionam seus habitantes a pensar continuamente em como melhorar o mundo, e para isso, criam novos negócios, startups, iniciativas que manifestem a necessidade do povo ser generoso. Segundo AVI, o país irá promover e propor mudanças missivas em todos os campos do conhecimento humano. Parece ambiciosa, ousado ou simplesmente desafiador, mas há muitas e muitas pesquisas em curso em IA, saúde, energia, nutrição, uso da água e recursos naturais, segurança alimentar, que certamente farão do mundo um lugar melhor.

A cultura judaica e os valores que estão na base do estado judeu podem inspirar outras nações a buscarem seu máximo potencial. O Brasil, por exemplo. Uma parceria que viesse a exercitar esse apego à cultura da persistência, da valorização do estudo, de procurar ser protagonista no mundo poderia trazer benefícios extraordinários para nossa cultura, nosso mercado e nossa energia criativa. Israel não se deixa medir pelo território, mas sim pela vontade de escrever uma história mais vibrante e promissora para toda a humanidade. Será nossa vocação ser um país capaz de. Influenciar positivamente nosso mundo?

Top