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Aprenda a fazer seu primeiro infográfico

Cada vez mais, vemos o uso de infográfico na comunicação de diversas empresas. Saiba como esse recurso pode ajudar o seu negócio a viralizar.

POR Redação Whow! | 12/07/2021 18h14

Vivemos um momento em que as imagens são supervalorizadas. A maioria das pessoas atualmente prefere consumir alguma informação que venha junto com reforço gráfico. E é exatamente nesse contexto que o infográfico surge como uma boa alternativa para uma empresa que deseja se comunicar com mais assertividade.

Afinal, a maioria dos avanços tecnológicos que temos hoje em dia utilizam do estímulo visual como aliado para conquistar os clientes. Por isso, se você quer saber como utilizar essa ferramenta no seu negócio, leia o texto na íntegra e fique por dentro desse conceito tão disseminado atualmente.

O que é infográfico? 

De maneira simples, um infográfico é uma representação visual de dados. Ou seja, é um conjunto de imagens com pouco texto para passar uma informação a respeito de um determinado assunto.

Dessa forma, se você quer passar alguma informação complexa de forma que o consumidor possa entender mais facilmente, o infográfico é uma boa ideia. Afinal, ele apresenta qualquer dado de uma maneira mais agradável para o leitor.

Assim, essa ferramenta é a mistura ideal entre texto, recursos visuais e design. No qual, todos se complementam, sempre buscando melhorar a experiência e compreensão do usuário. Na prática, os infográficos estão em diversos meios de comunicação que consumimos diariamente, seja no seu portal de notícias preferido, nas redes sociais ou até na televisão.

Apesar de estar presente em várias plataformas, é na internet que o infográfico ganhou mais força. 

Por que apostar em infográficos?

Por ser uma ferramenta que torna a comunicação mais efetiva, esse formato incentiva mais compartilhamentos nas redes sociais, permitindo que o conteúdo até viralize. Nesse sentido, quanto mais pessoas receberem a sua informação, mais chances existem da sua empresa se tornar conhecida entre o público.

Vale ressaltar que os infográficos conseguem aumentar em até 12% o acesso às plataformas da empresa que o criou. Isso permite que a sua marca tenha mais cadastros de leads e até melhores posições em pesquisas do Google, por exemplo.

Outro ponto positivo desse tipo de comunicação é que ele pode ser utilizado como uma ferramenta para firmar a sua empresa no mercado. Isso porque ele é composto por informações com elementos gráficos que remetem à sua marca, trazendo assim, maior alcance e relevância para o seu negócio.

Componentes de um infográfico

Textos, imagens e qualquer referência gráfica podem ser utilizados num infográfico. Mas eles devem sempre estar alinhados com a sua marca e o tema da pesquisa.

Se você deseja apresentar alguma pesquisa sobre a faixa etária dos seus clientes, o material pode ser um pouco mais descontraído e até com figuras que mostram pessoas de diferentes idades, por exemplo.

Mas se você precisa demonstrar um dado mais sério, como por exemplo o número de assaltos em determinado período, vale a pena pensar em elementos que conversem com o grau de seriedade do tema.

Dessa forma, separamos uma explicação sobre os componentes de um infográfico, confira:

Gráficos

Gráficos são sempre uma boa pedida para apresentar dados de maneira simples. Eles não exigem muita complexidade para produzir e podem permitir diversos formatos, como barras, linhas, pizza, etc.

Textos

Se por um lado os gráficos devem ser amplamente utilizados, o uso de textos exige mais cautela. Isso porque eles devem ser colocados de maneira concisa e simples, sempre pensando em facilitar a compreensão do leitor.

Uma dica é utilizar listas, tópicos ou itens para que a leitura seja assertiva e rápida. O intuito é permitir maior absorção de informação por aqueles que forem lê-lo.

Fontes diferentes

A grafia dos textos deve ser sempre clara e legível. Mas isso não significa que elas não podem ser chamativas e intercaladas. São elementos como esses que irão gerar destaque para algumas informações mais relevantes. Desta forma, o criador consegue fazer com que alguns dados tenham maior peso que outros.

Imagens

As imagens são um dos pontos mais importantes de um infográfico. Será através delas que o leitor irá decidir se irá consumir a peça gráfica ou não. Isso porque as imagens dão uma “prévia” do que o material irá abordar.

Nesse tipo de comunicação, geralmente utiliza-se imagens vetoriais, ícones e ilustrações mais específicas voltadas ao tema.

Cores

Outro ponto muito importante são as cores. Afinal, elas podem dar o tom da peça, orientar a leitura, despertar sentimentos, chamar a atenção e ainda possibilitar a identificação da sua marca. Geralmente, as marcas já aproveitam esse recurso comunicativo para inserir a sua identidade visual e, assim, torná-la mais reconhecida.

Como fazer um infográfico?

Defina o Tema

Antes de tudo, você precisa definir qual será o tema principal do seu infográfico. Seja qual for o seu segmento, são muitas as possibilidades. Vamos supor que você produza e venda doces caseiros. O tema da sua comunicação pode ser “o aumento do consumo de doces durante a pandemia”, por exemplo.

Estipule Objetivos

Após definir qual será o tema da peça gráfica, você precisa estipular quais serão os objetivos desejados com a sua produção. Tomando o mesmo exemplo do tópico anterior, o objetivo do seu infográfico poderia ser algo como “mostrar ao público que a maioria das pessoas estão comendo doces como o que a sua empresa produz”.

Assim, ao consumir essa informação atrelada a sua marca, o consumidor irá relacionar o consumo de doces com os seus produtos.

Colete Informações e dados

Assim como qualquer outra apresentação de pesquisa/informações, o infográfico também precisa de dados para embasar seus argumentos. Aqui vale buscar informações em sites que costumam realizar pesquisas do seu mercado. Uma dica é buscar institutos do segmento no qual você atua, geralmente eles possuem dados confiáveis. Vale ressaltar que é muito importante apresentar a fonte da onde você tirou as informações apresentadas. Isso passa maior credibilidade aos leitores.

Crie o Layout

Por fim, é a hora de criar o layout da peça. Apesar de parecer complicado, alguns pontos podem facilitar o processo, como por exemplo a facilidade de leitura, o fluxo de informações e equilíbrio da peça.

Em outras palavras, a construção do infográfico deve sempre priorizar a experiência do usuário. Quanto mais efetiva for, maior a chance de atingir o público alvo. Hoje, ferramentas com opções gratuitas como Canva e Infogram podem ajudar nesse sentido.  Em resumo, fica evidente que utilizar infográficos pode ser uma ótima alternativa para marcas que desejam conquistar maior relevância com a sua comunicação. Nesse sentido, podem ajudar as empresas a “viralizarem” com seus conteúdos.

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