Apenas 20% das empresas no mundo estão prontas para escalar a inovação, segundo relatório - WHOW
Eficiência

Apenas 20% das empresas no mundo estão prontas para escalar a inovação, segundo relatório

Consultoria global destaca que parcerias, uso de novas tecnologias e diversidade na liderança são características das empresas inovadoras

POR Redação Whow! | 19/04/2021 17h01 Apenas 20% das empresas no mundo estão prontas para escalar a inovação, segundo relatório Imagem: Nattanan Kanchanaprat (Pixabay)

Apesar do corte em orçamento e até no quadro de colaboradores, a consultoria internacional Boston Consulting Group aponta para um olhar dos empresários pelo mundo também voltado para a inovação, apesar das dificuldades encontradas no último ano.

No entanto, muitas empresas globais ainda não possuem processos e capacidades subjacentes que vão impulsionar a transformação esperada, bem como os resultados. Isso é o que aponta a empresa no seu estudo de abril chamado de “Overcoming the Innovation Readiness Gap”.

A consultoria norte-americana considera que por meio de estratégia, design de modelo operacional e capacidades organizacionais, é possível escalar a inovação corporativa.

A importância da inovação para os executivos

Em 2021, a consultoria viu um aumento de 10 pontos percentuais em comparação com o último ano no quesito da inovação estar entre as três prioridades dentre os 1.500 executivos entrevistados. E 60% das empresas representadas vão aumentar os seus orçamentos no setor.

Mas a empresa, por meio de uma ferramenta proprietária, afirma que só 20% as empresas analisadas estão no quadrantes de 80 a 100, indicado como o local de “preparada para a inovação”. Enquanto 60% estão próximas na área de 60 a 80, 19% entre 40 e 60 e 1% de 20 a 40.

“As maiores lacunas tendem a envolver o que chamamos de práticas de inovação — capacidades relacionadas à movimentação de um portfólio de projetos para causar impacto. Mas também vemos algumas lacunas significativas nas plataformas de inovação, que definem ambições; domínios de inovação; delimitam funções; moldam portfólios; e medem e recompensam o desempenho”, aponta o estudo do  BCG.

E . : Ambição clara (qual é o objetivo); Domínios da inovação (onde a empresa atua e qual é a sua vantagem competitiva); Gerência da performance (os resultados que são recompensados); Gerência de projeto (ter times de agile); e Talento e cultura (atração dos melhores talentos por conta da inovação).

Empresas mais inovadoras de 2021

1 Apple
2 Alphabet
3 Amazon
4 Microsoft
5 Tesla
6 Samsung
7 IBM
8 Huawei
9 Sony
10 Pfizer

fonte: BCG

Entre as empresas mais bem colocadas, parcerias, uso de novas tecnologias, como inteligência artificial e big data, além de da diversidade étnica e de gênero na liderança, foram pontos críticos para alcançarem os melhores colocações.


E não perca as novidades nas nossas redes sociais no LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.


+INOVAÇÃO

Os efeitos do ESG na inovação
Melhores práticas para a execução da inovação
Você já pensou na inovação lenta