Afinal, como funciona um Coworking? - WHOW

Eficiência

Afinal, como funciona um Coworking?

Nesse tipo de escritório, é possível que os profissionais criem uma rede de networking mais complexa e consolidada

POR Redação Whow! | 16/07/2021 17h09

Você já deve ter ouvido falar de coworking, não é verdade? Afinal, esse tipo de escritório tem conquistado muitos empreendedores pelos benefícios que oferece. Quando estamos iniciando um negócio, é muito comum nos depararmos com várias dificuldades, principalmente financeiras.

Até porque, para que a sua empresa tenha uma boa localização, uma infraestrutura que atraia clientes e uma conexão de internet de alta velocidade, por exemplo, você vai precisar gastar muito dinheiro. Por isso, fizemos esse texto exclusivo para você que deseja saber um pouco mais sobre como funciona esse conceito. Boa leitura!

O que é coworking e como funciona?

Um coworking nada mais é do que um local onde vários negócios e trabalhadores autônomos compartilham um espaço de trabalho, dividindo os locais comuns e as despesas também, é claro.

Nesse tipo de escritório, é possível que os profissionais troquem experiências com pessoas de outras empresas e de outras áreas de atuação. Isso permite desenvolver uma rede de networking mais complexa e consolidada.

Funciona da seguinte maneira: um freelancer ou uma empresa que tenha a necessidade de um espaço físico para trabalhar, receber clientes ou até fazer eventos corporativos, aluga uma “estação de trabalho” (como é chamado o escritório de cada contratante).

A partir de então, o usuário pode utilizar dos atributos que o local oferece, como uma boa internet, recepção, salas de reunião com infraestrutura completa, salão de eventos, etc. Vale ressaltar, que cada coworking possui suas especificidades e um tipo de infraestrutura. Dependendo das necessidades do seu trabalho, você deve encontrar o tipo de estrutura que melhor se encaixa para sua empresa.

Obviamente que esse serviço é pago. No entanto, geralmente são oferecidos vários modelos de pagamento. Você pode pagar por mês, que é quando precisa usar o escritório o tempo todo. Ou pode pagar apenas quando for utilizar o espaço, normalmente é cobrado por hora.

No Brasil, o primeiro coworking surgiu em 2007, na cidade de São Paulo. Desde então, a cada ano que passa esse modelo se espalha pelo Brasil. Conforme estudos realizados pelo Coworking Brasil, foi em 2017 que houve o maior crescimento aqui no nosso país.

Quem mais utiliza os coworkings?

Apesar de não existir um grupo determinado de profissionais que podem atuar num coworking, geralmente as áreas mais comuns que o adotam são:

  • publicidade;
  • tecnologia da Informação;
  • advocacia;
  • design;
  • coach;
  • engenharia;
  • arquitetos.

Vale reforçar que estes são apenas os segmentos mais comuns de encontrar num coworking, isso não significa que está restrito a eles. Ou seja, qualquer profissional pode aderir a esse modelo de local de trabalho se atender às suas necessidades.

Benefícios de trabalhar em um coworking

Em um coworking, empresas e profissionais encontram um ambiente bem estruturado, que foi pensado e planejado justamente para melhorar as condições de trabalho, seja ele autônomo ou em conjunto.

Dessa forma, é um local onde os usuários conseguem:

  • aumentar e manter um networking completo, visto que o ambiente possui profissionais de diversas áreas e com várias formas de pensar;
  • maior liberdade para focar no que realmente importa. Esses ambientes são preparados para lidar com questões burocráticas da empresa, deixando que os gestores e profissionais atuem no que precisam;
  • economizar nas contas. Por ser um espaço compartilhado, as contas e despesas também são. Isso possibilita que pequenas empresas possam ter uma infraestrutura que não poderiam pagar em um escritório próprio.
  • ter suas exigências atendidas. Você precisa de um escritório privado para se concentrar? De um local para receber clientes? Ou até um ambiente descontraído para confraternização? Então saiba que um coworking pode ser uma ótima escolha para você!

Serviços que um coworking presta

Ao contrário do que frequentemente se imagina, o espaço de coworking não oferece apenas internet sem fio e lugares para as pessoas trabalharem. Seus serviços são muito mais completos. Por isso, separamos aqui uma lista dos principais, confira:

Escritório Virtual

Se assim como muitas empresas, a sua também migrou para o modelo de home office desde o começo da pandemia, utilizar o modelo de escritório virtual pode ser uma ótima alternativa!

Com ele, você pode ter os serviços oferecidos por um escritório tradicional, mas sem necessariamente estar presente no local. E, consequentemente, não precisará pagar a mesma quantia que pagaria se alugasse o local físico.

Em resumo, muitos coworkings oferecem serviços de gestão de atendimento para a sua empresa. Em outras palavras, sempre terá alguém para atender suas ligações, receber suas correspondências e você ainda terá um local físico para indicar para os seus clientes.

Endereço Fiscal

O endereço fiscal permite que o seu negócio tenha maior prestígio entre sua clientela e possíveis parceiros. Além disso, espaços de coworking que oferecem esse tipo de serviço facilitam a vida das empresas que estão iniciando. Isso porque, com ele, você pode emitir alvará de funcionamento, CNPJ e já começar a atuar.

Assim, o endereço fiscal do seu negócio será o endereço do escritório compartilhado que você contratar.

Salas para Reuniões e Treinamentos

Nesse tipo de serviço, são disponibilizados diversos tipos de ambientes para as suas demandas do dia a dia.

Assim, se você não tiver um espaço apropriado para isso, e precisar de uma sala de reunião ou para treinar seus colaboradores, pode reservar um coworking para isso. Na maioria dos casos, estes escritórios possuem a infraestrutura completa para as necessidades das empresas, com ambientes espaçosos, telões e até cafeteria, restaurantes ou bares.

Salas Privativas

Além da infraestrutura para eventos, os coworkings também oferecem escritórios completos para que profissionais e equipes possam trabalhar de maneira privativa.

É um serviço que oferece privacidade e segurança, aliado com a possibilidade de se relacionar com pessoas de diversas áreas. Para muitos casos, esse é um modelo ideal para trabalhar.

Por isso, se você está iniciando um negócio ou possui uma pequena empresa, vale a pena considerar o coworking para o seu trabalho.

Além de um ambiente preparado para os variados tipos de trabalho, esse tipo de escritório ainda permite que seus usuários economizem com as contas.

Se você quer ficar por dentro de mais dicas e conteúdos voltados ao mercado de trabalho, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos diariamente.