Aceleradora global para negócios de logística e mobilidade seleciona startups - WHOW
Vendas

Aceleradora global para negócios de logística e mobilidade seleciona startups

O MAN Impact Accelerator, fruto de uma parceria entre a Volkswagen e Yunus Negócios Sociais, quer causar uma mudança no setor de mobilidade e logística

POR Adriana Fonseca | 19/09/2019 00h46 Aceleradora global para negócios de logística e mobilidade seleciona startups Foto Mika Baumeister (Unsplash)

Pela primeira vez a aceleradora global de negócios sociais MAN Impact Accelerator vai passar pelo Brasil, e por isso está em busca de startups brasileiras que queiram participar de um programa de aceleração de longa duração.

Criada em 2017 pela MAN Truck & Bus, divisão alemã do grupo Volkswagen, em parceria com a Yunus Negócios Sociais, a aceleradora é direcionada a startups em estágio inicial, com impacto social em logística e mobilidade. O programa possui duração de oito meses e envolve uma turnê mundial que passa por quatro localidades: Munique (Alemanha), Lisboa (Portugal), Johanesburgo (África do Sul) e São Paulo (Brasil).

As inscrições ficam abertas até 1º de outubro e os empreendedores interessados podem se inscrever através deste link.

aceleradora, mobilidade Foto Vini Low Raw (Unsplash)

Histórico da aceleradora Man Impact 

A aceleradora foi criada para impulsionar soluções que favoreçam o acesso à mobilidade, um dos principais fatores para aliviar a pobreza e ajudar no desenvolvimento econômico de alguma região.

Atualmente, diz a empresa, muitos empreendedores de impacto já criam meios de transporte para a base da pirâmide ou desenvolvem soluções inovadoras para a distribuição de bens e serviços essenciais para a população. O que se quer com o programa de aceleração é criar uma comunidade de agentes de mudança do setor de mobilidade e logística que trazem impacto social escalável para o mundo.

Na edição de 2019, podem participar startups da Europa, Brasil ou África do Sul.

1. Ter um negócio com forte componente de mobilidade ou logística;

2. Ter como premissa criar impacto tangível e resolver questões sociais prementes; e

3. Estar preparado para uma jornada que transformará a maneira como você faz negócios sociais

Além da turnê por quatro países, o programa oferece mentoria com mais de 300 especialistas do setor vindos de empresas como Airbnb, Amazon, Uber, Google e Maersk, entre outras.

A parceria complementar entre a Yunus Negócios Sociais, criado pelo prêmio Nobel Muhammad Yunus, e a MAN, por sua vez, oferece acesso a redes em todo o mundo e oportunidade de construir conexões valiosas com potenciais investidores.

Vale ressaltar que todas as viagens e acomodações são custeadas pelo programa, que começa em novembro de 2019.

Abaixo, as áreas-chave que serão consideradas pelo programa, que tem foco em mobilidade e logística:

Internet das Coisas

Sensores

Digital Health

Big Data & Smart Data

Chatbots

Drones

Wearables (dispositivos para vestir)

Educação

Blockchain

Automação

Análise de dados

Agricultura

Cybersegurança

aceleradora, logística Foto (Pixabay)

Desafioas de logística e mobilidade 

Estima-se que o número de pessoas vivendo em áreas urbanas vá aumentar em cerca de 11 milhões até 2050.

Os países em desenvolvimento representarão mais de 90% desse número de crescimento previsto, que anda de mãos dadas com enormes desafios, principalmente, quando se trata de transporte de pessoas e mercadorias.

Outra questão é a necessidade de fornecer a infraestrutura necessária para as áreas rurais nas economias em desenvolvimento e emergentes. As pessoas mais pobres do mundo já gastam cerca de oito por cento de sua renda com transporte, em comparação com os quatro por cento registrados em locais mais desenvolvidos.

No espírito da igualdade, os criadores da aceleradora de negócios sociais da MAN Impact Accelerator acreditam ser imprescindível reavaliar os sistemas que estão atualmente em vigor, e criar novos modelos e desenvolvê-los para atender as necessidades da sociedade.

“Nós tomamos nossa responsabilidade social muito a sério e queremos compartilhar nossos anos de experiência no setor de transporte e logística com aqueles que podem se beneficiar disso”

Joachim Drees, um dos organizadores MAN Impact Accelerator

“É por isso que estamos contentes de apoiar um novo grupo de startups nessa jornada de impacto social”, conclui.


+ ACELERADORA

Aceleradora do Vale do Silício chega ao Brasil com foco nas startups menores
Oxigênio cria modelo de aceleração equity free para startups
Carrefour: 4 Startups escolhidas para alavancar as vendas online
Aceleradora global para negócios de logística e mobilidade seleciona startups