A profissionalização do e-mail em tempos de direct nas redes sociais - WHOW
Eficiência

A profissionalização do e-mail em tempos de direct nas redes sociais

A medida que empresas estão cada vez mais presentes nas redes sociais, o contato feito por um e-mail profissional ganha credibilidade nos negócios

POR Redação Whow! | 21/09/2021 18h01 A profissionalização do e-mail em tempos de direct nas redes sociais

Por Raquel Dalastti, head de produtos da Locaweb

Há alguns anos as redes sociais são dominantes quando se fala em contato com o público e aquisição de novos clientes, com diversas estratégias sendo criadas e caindo em desuso, dada a grande dinamicidade dos algoritmos de cada uma. E é inegável a sua importância, por terem revolucionado o mercado, permitindo de fato um contato mais próximo, além de servir como vitrine para produtos e serviços e ter o seu ingresso gratuito. Mas um ponto importante – que não podemos esquecer – é que estar nas redes sociais não anula a importância da presença em outros canais de comunicação digital.

Sites, lojas virtuais, e-commerce… São variados os possíveis lugares em que um negócio pode estar online. Ressalto, neste artigo, a imensa relevância dos e-mails e como eles podem impactar positivamente a sua empresa. Quase todas as pessoas têm um endereço de e-mail pessoal, criado em provedores gratuitos (exemplo@gmail.com, exemplo@yahoo.com.br, etc). Mesmo que você seja um jovem que ache e-mails ‘cringe’, para acessar a maioria das redes sociais é necessário ter um.

Eles costumam ter diversas funcionalidades que atendem as demandas para o uso pessoal, embora sejam limitadas se comparadas a um e-mail profissional. Um fator negativo é a impossibilidade de personalizar o que vem após o arroba, sendo padrão o nome do fornecedor, como nos casos mencionados no exemplo acima. Já com um e-mail profissional é possível personalizar tudo, antes e depois do @ (exemplo@minhaempresa.com).

Além disso, o e-mail profissional conta com caixas postais mais robustas, possibilidade de criar e administrar diversos endereços, antispam, antivírus, webmail SSL, versões para o computador e mobile, calendário, bloco de notas, filtro de mensagens, compartilhamento de agenda entre membros das organizações entre outras funcionalidades. Para os negócios, em especial os pequenos e médios, o endereço profissional também colabora com o seu fator credibilidade. Afinal, você confiaria mais em fechar uma compra grande, por exemplo, com alguém com um e-mail @gmail.com ou @nomedaempresa?

Enfim, são muitos os pontos positivos deste tipo de e-mail que, além de tudo, é algo relativamente barato, tendo um ótimo custo-benefício para o crescimento do seu negócio. Lembre-se de usar o e-mail nos negócios quando for fazer um contato profissional, e deixe as redes sociais para os relacionamentos mais informais com os seguidores.