Web Summit: A inovação baseada no design para a era da excelência - WHOW

Eficiência

Web Summit: A inovação baseada no design para a era da excelência

Em palestra no WebSummit, o Chief Design Officer da PepsiCo fala sobre como o design thinking é fundamental para criar soluções inovadoras

POR Adriana Fonseca | 03/12/2020 12h45 Arte Grupo Padrão (André Ota) Arte Grupo Padrão (André Ota)

O mundo está mudando a uma velocidade jamais vista antes. A Covid-19 acelerou a transformação que já estávamos vivendo, incluindo o foco na saúde e no bem-estar, nos seres humanos, a inovação focada nas pessoas, na sustentabilidade e na digitalização, de uma forma que dê mais acesso aos produtos e que conecte as pessoas. 

Na pandemia, quem nunca havia usado tecnologias digitais para se conectar com outras pessoas começaram a usá-las. As plataformas digitais se tornaram mais eficientes e tudo isso criou uma nova geração de consumidores.

“Milhões de pessoas que não usavam tecnologia digital no passado, agora usam”, comentou Mauro Porcini, Chief Design Officer da PepsiCo e vice-presidente sênior da companhia, em palestra no WebSummit. “Isso criou um cenário perfeito para algo que já estava acontecendo antes e que foi acelerado.”

O momento das startups

Dando continuidade a sua linha de raciocínio, o executivo afirma que estamos vivendo na era das startups, e que ter acesso a investimento hoje é mais fácil que há anos. Ele também falou de como estas novas empresas podem chegar diretamente ao consumidor em uma plataforma de e-commerce e de como o sistema de comunicação ganhou agilidade e alcance com as plataformas de redes sociais.

“Antes, era difícil o homem ou a mulher na rua [o pequeno empreendedor] competir com as grandes corporações. Hoje é possível. É uma grande oportunidade para as startups”, afirma. 

E o que as startups estão fazendo com essa oportunidade? 

“As startups tentam entender a frustração em algum ponto do consumo, seja na qualidade do produto, funcionalidade, acessibilidade, distribuição, experiência do consumidor, engajamento. Elas percebem as fraquezas e isso é uma porta para esses novos competidores”, comenta Mauro “O primeiro resultado disso é que mais companhias estão competindo para criar algo excelente para o consumidor, colocando o ser humano no centro e gerando excelência para as pessoas.”

A inovação baseada no design vem dos erros 

Para o Chief Design Officer da PepsiCo, estamos na era da excelência, de criar algo extraordinário para os usuários.

A qualidade e a excelência, bem como a sua  frequência, tem que ser rápida e relevante, na visão do executivo. “Para isso, usa-se um mix de dados, com inteligência artificial para gerir e interpretar esses dados, e também precisamos do ser humano, da intuição, da visão, e até dos erros das pessoas, porque inovações surgem dos erros”, afirma. 

Mauro ainda complementa: “As empresas precisam saber gerenciar a oportunidade que a tecnologia está dando, de nos permitir fazer melhor e amplificar o impacto do que fazemos, e ainda precisamos das pessoas por trás disso”, diz. “Precisamos de pessoas que pensam e fazem. Pessoas dentro da organização que sejam criativas, que usem os dois lados do cérebro em perfeito equilíbrio.” 

E, segundo ele, o design thinking é fundamental em todo esse processo. “É por isso que a Pepsico tem um Chief Design Officer”, pontua. “O design thinking funciona em múltiplos territórios e une todos para criar as melhores possibilidades de soluções.”

É uma metodologia que une a empatia para entender as pessoas, a dimensão do negócio, a dimensão da tecnologia e cria relevantes soluções para elas.

“O design thinking conecta experts de diferentes territórios, os melhores cientistas, os melhores do marketing, das finanças, da produção, e desenha a inovação em novos produtos, ideias, soluções”, explica. “É um esforço multidisciplinar para criar a solução mais incrível e funcional nessa era de excelência.”

*A repórter assisti ao evento a convite da MD | Make a Difference.


+INOVAÇÃO BASEADA NO DESIGN

Metodologias ágeis: como aplicar e não errar mais
O que é Scrum e como aplicá-lo em startups?
Gestão da inovação: como manter um ambiente favorável às novas ideias
Já ouviu falar de Moonshot Thinking? Conheça formas de se manter inovador nos negócios