7 Startups de destaque do Habitat, hub de inovação do Bradesco
Blockchain, IA, Big Data e outras soluções. Conheça as inovações que estão sendo catapultadas dentro do Inovabra Habitat, do Bradesco
POR Raphael Coraccini
| 16/10/2019 12h00
Os investimentos do Bradesco em novas tecnologias já representam 40% do que o banco tem aportado em private equity. Recentemente, anunciou mais R$ 400 milhões para investimentos em startups que fazem parte do seu ecossistema, o Inovabra, que conta com 8 programas: polos, inteligência artificial, ventures, startups, internacional, lab, hub e habitat.
No caso específico do Inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco, estão hospedadas 191 startups e 77 empresas. São cerca de 200 contratos fechados entre os habitantes desde o início da operação, sendo 15 entre o Bradesco e as startups residentes.
O espaço é usado para a identificação de startups de potencial no mercado e traduz para essas empresas emergentes as dificuldades das grandes empresas que podem ser resolvidas e como podem contribuir para a resolução.
O programa Inovabra startups faz o processo de integração da solução da startup com os produtos e canais do banco para experimentação. “Essa intermediação é feita através de várias atividades de coinovação que são conduzidas no espaço diariamente, que vão muito além do matchmaking. Esses são alguns dos grandes diferenciais do inovabra habitat”, diz Fernando Freitas, superintendente executivo do departamento de pesquisa e inovação do Bradesco.
Confira as 7 startups de destaque do Inovabra Habitat:
Criada por várias empresas do sistema financeiro, a R3 é especializada na tecnologia blockchain e usa a plataforma Corda para o desenvolvimento de seus projetos intrincados de proteção e transferência de dados entre empresas para companhias como Mastercard, Worldpay, Accenture, Amazon Web Services, entre outras. A startup também trabalha na criação e exploração de aplicativos.
É uma plataforma de big data e data science voltada para o sistema financeiro capaz de acompanhar as tendências do mercado por meio da habilidade dos algoritmos de identificar comportamentos nas redes sociais e na internet, como um todo, usando as técnicas de NLP (Processamento de Linguagem Natural). A plataforma é capaz de capturar e analisar diversas fontes de dados, criando modelos preditivos e simulando eventos de mercado.
“O propósito do Inovabra é promover a inovação dentro e fora da organização por meio de instrumentos baseados no trabalho colaborativo entre a Organização, empresas, startups, investidores e mentores, a fim de solucionar desafios, atender às necessidades dos nossos clientes e garantir a sustentabilidade dos negócios no longo prazo”
Fernando Freitas, superintendente executivo do departamento de pesquisa e inovação do Bradesco
Atua na captura de dados da lavoura, combinando as informações em tempo real de seus sensores com dados de satélites e drones para dar maior precisão às análises sobre condição do solo, saúde das plantas e qualidade do ar. A startup já atua com grandes players do setor de produção e alimentação, como Syngenta, Monsanto, Coca-Cola, Pepsico, Raízen, Café Orfeu e Cargill.
Plataforma de automatização de trabalho baseada na tecnologia Ultra Optical Character Recognition – OCR. A solução consiste na utilização de inteligência artificial para analisar automaticamente todos os registros de contratos, acelerando processos e reduzindo erros na formulação, desenvolvimento e arquivamento desses contratos.
A já famosa startup fornece cupons de desconto em diversos estabelecimentos parceiros para otimizar os gastos das pessoas em consumos recorrentes. A oferta de cupons pretende estimular a utilização do canal mobile para os varejistas parceiras de forma a evitar a dispersão do público do varejo físico para o online durante esse momento de avanço das iniciativas omnichannel.
Startups que receberam investimento do Inovabra ventures, fundo do Bradesco voltado para inovação: R3, Cuponeria, Semantix, Agrosmart e Direct.One – todas residentes do inovabra habitat.
A Fiel Controle tem contrato com o próprio banco para gerir a prestação de serviços externos por meio de acompanhamento online dos atendimentos. A plataforma acompanha, controla e apresenta processos de melhorias para cerca de 12 mil chamados por mês em todas as agências e departamentos. A implementação resultou em redução do tempo médio para a resolução dos atendimentos.
A Direct.One faz processamento serverless de faturas de cartão, boletos, apólices de seguro e outros documentos sensíveis validados por blockchain. Além disso, faz a orquestração de mensagens digitais, telefônicas e impressas para engajar consumidores em comunicações em diversos canais. Faz o levantamento de audiência nesses vários canais, inteligência artificial e segmentação.