6 dicas para empreendedores que buscam investimento
A primeira dica é encontrar os investidores especialistas no nicho em que sua empresa atua, pois serão os mais prováveis interessados e terão mais a acrescentar além do capital em si
POR Redação Whow! | 13/09/2021 19h20Por Diego Escobar, CFO da fintech RecargaPay
Muitos empreendedores passam pelo momento em que se questionam sobre a necessidade de levantar capital para ganhar tração e conseguir expandir os negócios. Os investimentos destinados a startups brasileiras no primeiro semestre de 2021, que acumulam mais de 27 bilhões de reais, já superaram em 45% todo o investimento feito no ano passado. Contudo, há denominadores comuns que novos negócios enfrentam: nem sempre é fácil provar o valor do seu empreendimento e conseguir uma parcela do capital de risco.
Além de comandar uma empresa, que já é uma tarefa desafiadora por si só, a procura por investidores também exige dos empreendedores a habilidade de vender seu negócio, a humildade para desenvolver relacionamentos e aprender com conselhos e exemplos. Pensando nisso, seguem algumas dicas e aprendizados valiosos:
-
Entenda seu público e desenvolva uma rede de relacionamentos. Há investidores que são focados em determinados nichos – descubra quem são os interessados no seu e quem pode participar de seu negócio com experiência e novas perspectivas. Na maioria das vezes, as pessoas vão te ajudar a construir sua rede de relacionamentos e investir tempo na manutenção dessas relações é fundamental. Seja paciente, dedique tempo para desenvolver suas relações, aceite conselhos e aprenda com exemplos.
-
Aprenda como se comunicar. Quando se busca capital, há uma pressão para impressionar o potencial investidor que pode atrapalhar toda a apresentação do seu negócio. Se há a necessidade de explicar demais, há algo errado. Lembre-se de ser objetivo e explique de forma simples, dando espaço para o ouvinte engajar, tirar dúvidas e se interessar pelo seu produto. A conversa precisa ser um processo, não um monólogo complicado e com diversas explicações daquilo que não chegou a ser perguntado. Segundo o professor Albert Mehrabian, especialista em comunicação verbal e não verbal, apenas 7% da mensagem que passamos está nas palavras, enquanto 93% na linguagem não verbal, como tom de voz e comportamento.
-
Equilibre otimismo e ceticismo. Argumente com base em fatos: caso já tenha resultados de performance para apresentar, use-os, mas se não houver, saiba responder todos os motivos para não ter e pense em todos os tipos de problema que podem cercar o seu negócio. De antemão, pense nas possíveis perguntas que podem surgir e conduza um minucioso trabalho de levantamento de dados que te ajudarão a respondê-las. Não basta explicar quão bom o seu modelo de negócio é, mas também o que o torna relevante. É preciso ser um entusiasta do seu produto, mas também entender seus pontos fracos para saber como se prevenir em um mercado com competição acirrada.
-
Sua história faz parte do seu negócio. Todo negócio surge de uma visão ou ideia com um objetivo, portanto, explique porque você quer solucionar aquele problema. Como o produto ou serviço que você está oferecendo se relaciona a você? Qual a sua motivação com aquilo? Muitas vezes, mostrar o lado humano do seu negócio vai te ajudar a contar a história dele.
-
Leve o timing em consideração e aprenda com o “não”. Caso o investidor opte por não investir na sua empresa, busque entender o motivo e cresça com ele. Esse pode não ser o momento ideal para ele, mas não há nada que os impeça de retomar o contato no futuro, portanto, não feche portas. Mostrar resiliência em relação ao seu produto e ao relacionamento que está criando é peça fundamental para o sucesso a longo prazo.
-
Senso de urgência e ineditismo são importantes. Investidores não querem perder a oportunidade de fazer parte de um negócio que está pronto para ser um sucesso. Aprender a combinar o senso de urgência com o que faz desse negócio único é uma receita poderosa.
De todas as dicas para empreendedores, a mais importante é aprender no processo e manter o foco. De acordo levantamento da Distrito sobre Venture Capital no Brasil, no primeiro semestre de 2021 houveram mais de 330 acordos para investimento. A busca por capital é, via de regra, constante em negócios em expansão e sempre haverá oportunidades de aprimorar o relacionamento com investidores enquanto se aprende ainda mais sobre o mercado, o negócio e seus diferenciais.