SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP
o mais incrível festival de inovação para negócios do País
59% dos brasileiros têm interesse em dispositivos com inteligência artificial
Escrito por Natália Oliveira | 5 de Abril de 2018 | 1 ano atrás

Estudo da PwC aponta que consumidores do Brasil são os mais dispostos a adquirir assistentes virtuais. Expectativa é que mercado de IA cresça nos próximos anos. Confira

Os consumidores brasileiros ocupam o topo do ranking de interesse em assistentes virtuais que funcionam através de inteligência artificial, superando a China e os Estados Unidos. É o que indica a pesquisa da PwC Global Consumer Insights 2018. Das mil pessoas ouvidas no Brasil, 59% gostariam de adquirir dispositivos deste tipo, ou seja, com capacidade de processamento de dados e de aprendizado. O estudo foi realizado com mais de 22 mil consumidores, em 27 países.

Fonte: PwC

Segundo a PwC, a busca por equipamentos domésticos com IA é feita, em grande parte, pelos chamados early adopters, consumidores que gostam de experimentar tudo aquilo que representa inovação tecnológica e que preferem comprar online, via mobile. Homens, entre 18 e 34 anos, aparecem como os mais interessados.

Compre agora seu ingresso do Whow! Festival de Inovação!

Atualmente, assistentes pessoais com inteligência artificial estão presentes em quase todos os smartphones com sistemas Microsoft (Cortana), Android (Assistant), Fire OS (Alexa) e IOS (Siri). Dispositivos como o Google Home e o Amazon Echo respondem perguntas, auxiliam pesquisas e reproduzem conteúdo de áudio. 14% dos consumidores brasileiros já possuem algum equipamento que atende por comando de voz.

O Mercado

A  IA está em constante evolução e hoje já permite o aumento da capacidade produtiva de quem dispõe do recurso. Para Ricardo Neves, sócio da PwC Brasil, a nova tecnologia tem avançado cada vez mais no setor de varejo e consumo. “Nos próximos dois ou três anos, a inteligência artificial revolucionará a forma como os consumidores planejam e realizam seus desejos de compras, e como as empresas analisam, segmentam e atendem a eles”, analisa.

Segundo a pesquisa da PwC, 45% dos lojistas consultados esperam aumentar o uso de inteligência artificial nos próximos anos visando estimular o engajamento de potenciais clientes nas redes sociais e convertê-los em compradores. A utilização da IA vem transformando as operações logísticas e otimizando os estoques das lojas.

Mesmo assim, de acordo com Anand Rao, líder global de inteligência artificial da PwC, o mundo ainda está “engatinhando” quando o assunto é assistente virtual. “As assistentes pessoais ainda são primitivas. Elas respondem comandos, mas não contextualizam ou preveem padrões de comportamento”, afirma. Para Rao, de três a cinco anos, teremos sistemas de IA muito mais compatíveis com as atividades humanas.

Com o desenvolvimento do Big Data, a crescente adoção de aplicativos em nuvem e o aumento da demanda por produtos e serviços, o mercado de IA deve crescer 36.62% entre 2018 e 2025, de acordo com o último estudo divulgado pela Research and Markets, empresa global especializada em pesquisa de mercado.

Países Asiáticos: os que mais convertem

Apesar de o Brasil aparecer na pesquisa da PwC como o país onde os consumidores mais desejam aparelhos domésticos com inteligência virtual, é na Ásia que o interesse por esse tipo de produto mais se converte em compra. Na China, onde 52% dos consumidores gostariam de ter um dispositivo IA, um em cada cinco já comprou algum equipamento do tipo (21%). O mesmo cenário acontece no Vietnã (45% – 19%), na Indonésia (49%-18%) e Tailândia (45%-15%).

 

Top