5 Tendências na tecnológicas para aplicar nas suas empresas
Tecnologia

5 Tendências de Tecnologia para aplicar nos seus Negócios

A aplicação de tendências tecnológicas estão fazendo com que pequenos empreendedores ganhem tempo, produtividade, agilidade, qualidade e dinheiro. Saiba mais

POR Redação Whow! | 17/05/2021 13h35 5 Tendências de Tecnologia para aplicar nos seus Negócios

A aplicação de tendências tecnológicas é uma pauta bastante comentada. Porém, é muito comum ainda, em pequenas empresas:

  • gastos sendo controlados em planilhas ou no caderninho;
  • realização de tarefas manualmente, quando podiam ser automatizadas;
  • não  acompanhar a qualidade do atendimento e serviços prestados;
  • processos que não são mapeados e documentados: 
  • falta de padronização no atendimento
  • baixo ou quase nenhum uso de computação em nuvem

Reconheceu sua rotina ou parte dela em uma ou mais dessas afirmações? Igualmente, se a resposta for sim, saiba que a sua empresa não é a única que ainda precisa melhorar as relações com a tecnologia. De acordo com o Sebrae, pelo menos 43% dos negócios ainda fazem a gestão financeira em cadernos ou folhas de papel. No entanto, apenas 27% usam sistemas como Excel, por exemplo.

Apesar disso, a notícia boa é que,com investimentos baixos, é possível otimizar processos, tempo e, principalmente, dinheiro. Veja aqui as principais tendências tecnológicas que você precisa conhecer e aplicar na sua empresa.

Por que sua empresa deve investir em tecnologia

Definitivamente, não há como tirar os méritos das empresas que, mesmo à base do caderninho, tiveram sucesso. Porém, é preciso lembrá-las que suas conquistas poderiam ser muito maiores, caso investissem em tecnologia. Logo:

  • quando o investimento em tendências tecnológicas é realizado da maneira correta o retorno vem em qualidade,  produtividade e dinheiro; 
  • mudar suas rotinas é possível. Ou seja, a implementação de um sistema traz melhorias no ambiente, otimizando a rotina de trabalho  
  • Os dados são coração do negócio e eles precisam ser acompanhados por um software;
  • Os clientes são o termômetro da empresa e nada melhor que um sistema para acompanhar seus sentimentos e preferências em relação aos produtos e/ou serviços.

Se interessou por esses investimentos? Então veja cinco tendências tecnológicas para aplicar na rotina do negócio!

5 Tendências tecnológicas para aplicar na sua empresa no dia-a-dia

Nesse sentido, listamos aqui as principais tendências a serem acompanhadas pelos pequenos e médios negócios

1.Softwares para gerenciamento de processos

Os processos na sua empresa têm começo, meio e fim? Bem como são mapeados e acompanhados? Você consegue visualizar com clareza e agilidade o que está acontecendo em tempo real na empresa? Em síntese, os softwares para gerenciamento de processos facilitam este overview .Além disso, mesmo que sua empresa tenha poucos colaboradores, esses softwares permitem a visualização auxiliando na gestão da empresa.

2. Ferramentas de automação

Logo, existem algumas atividades na sua empresa que são simples, mas que levam muito tempo? Já parou para pensar que algumas delas poderiam ser substituídas por softwares? Portanto, ao realizar essa substituição,  você e os colaboradores ficam mais livres para focar em outras coisas. Os posts no Instagram e pesquisas de satisfação dos clientes são exemplos desses microprocessos que poderiam ser automatizados.

3. Computação em nuvem

A computação em nuvem não exige muitos equipamentos e ainda pode ser gerenciada por uma empresa no modelo Saas- software as a service”.  Logo, conforme ela armazena e gerencia os seus dados em locais seguros, o pagamento é realizado, de acordo com o serviço que foi consumido.

4. Chatbots

Acima de tudo, a falta de retorno para clientes é algo que devemos evitar nas empresas. Nesse sentido, os chatbots otimizam o processo de venda, pós-venda, atendimento e até as pesquisas de satisfação, oferecendo maior rapidez e uma experiência personalizada.

5. Pagamentos digitais

Dessa forma, o pagamento é uma das etapas finais do processo de venda, estando atrás apenas do pós-venda. Então, torná-lo o mais simplificado possível é uma das maneiras de garantir a venda e também fidelizar os clientes. Segundo pesquisa do E-commerce Radar, 23% dos consumidores abandonam a compra quando se deparam com um checkout longo e complicado

Por exemplo, pagamentos via PIX, bem como aproximação e cartões pré-pagos são apenas alguns exemplos de inovações que podem ser aplicadas às micro e pequenas empresas.

Ferramentas importantes 

Portanto, após a leitura sobre quais são as inovações tecnológicas que você precisa ficar de olho, conheça algumas ferramentas para implantar no seu negócio. Elas podem facilitar a sua vida, a dos seus colaboradores, clientes e até fornecedores.

Gerenciamento de projetos: Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de processos que possui uma versão gratuita e outra paga. A diferença entre elas está apenas na quantidade de criação dos boards/quadros de projetos. Nesse sentido, ele permite criar e administrar atividades, dividi-las, anexar documentos, fotos e links. Também é possível interagir com a equipe por meio de comentários.

Comunicação sem dispersões nas empresas: Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação corporativa. Trata-se de um chat, que pode ser integrado com outras ferramentas, como o Trello por exemplo.

As informações ficam centralizadas, salvas e seguras,  sendo possível localizá-las de forma rápida e ágil. Em outras palavras, o Slack evita as dispersões que podem ocorrer em outras plataformas, como o WhatsApp.

Tendências no digital para empresas: Google Trends

Ferramenta gratuita do Google que possibilita analisar o interesse sobre determinado assunto, local e mundialmente. O uso dela  favorece a criação de campanhas mais direcionadas.

Análise de tráfego em site: Google Analytics

Uma das maneiras de analisar o tráfego no seu site é utilizar o Google Analytics. A plataforma tem como objetivo apresentar números que permitem análise de suas métricas digitais. 

Ou seja, ela apresenta quantidade de acessos, páginas mais visualizadas, tempos de permanência na página, dentre outras funções. 

Por trás de todos os indicadores, tem-se como emitir insights sobre o conteúdo produzido, aprimorando a relação com o público. Para utilizá-lo, é necessário realizar uma integração com o seu website.

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