5 robôs ou tecnologias para lidar com a COVID-19 - WHOW
Tecnologia

5 robôs ou tecnologias para lidar com a COVID-19

A inovação tende a tornar a vida mais fácil, inclusive em momentos de insegurança como o que vivemos. Descubra como os robôs podem nos ajudar

POR Melissa Lulio | 09/07/2020 20h46

Momentos de crise, por mais que causem sofrimento, também inspiram transformações. É fato que a COVID-19 colocou os laboratórios e cientistas em uma corrida pela vacina e pelo remédio que permitirão a retomada de uma vida mais segura e com contato social. Mas, ao mesmo tempo, há empresas e organizações focadas em tornar a vida mais fácil, criando inclusive robôs em diferentes formatos, enquanto essas duas grandes descobertas não acontecem.

De um delivery que dispensa o trabalho humano a uma torradeira que desinfecta celulares, selecionamos uma série de inovações que surgiram em resposta a COVID-19. Qual é o seu maior incômodo nesse cotidiano? Esta lista pode ajudar a eliminar alguns.

Confira.

1. Startup dinamarquesa desenvolve robô para realizar teste de COVID-19

Quem nunca achou preocupante o fato de o teste de COVID-19, com o uso de um cotonete, ser feito por um humano? Por maiores que sejam os cuidados é inevitável que o profissional e o paciente fiquem muito próximos. Por isso, a Lifeline Robotics, uma startup dinamarquesa, criou um robô que segura o swab depois que o paciente digitaliza um cartão de identificação e, em seguida, usa seu sistema de visão para identificar os pontos certos da garganta do paciente que precisam ser tocados pelo swab. Depois, o robô coloca a amostra em um pote, fecha a tampa e o frasco é enviado para um laboratório.

2. Rappi testa robô para entrega sem contato

rappi Crédito: Business Insider

O aplicativo de entregas colombiano Rappi, que se tornou ainda mais utilizado neste momento de crise, está realizando teste com o Kiwibot, um robô de entrega de uma empresa colombiana na Califórnia. O projeto visa limitar o contato nos tempos do COVID.

3. Marca chinesa projeta máscara auto-desinfetante com luz UV

aeri amazfit huami 202004 prototype 14 Crédito: China Tech City

A máscara protótipo desenvolvida pela empresa Amazfit, chamada Aeri, se desinfeta com luz UV. Outro diferencial dela é o fato de ser transparente – aspecto pensado para facilitar a comunicação ou o desbloqueio do celular. Além disso, ela também inclui um design com ventilação para resfriar o rosto do usuário e um sensor de qualidade do ar.

4. Robô do MIT usa luz UV para combater a COVID-19

O sistema do MIT já foi usado para higienizar o Banco de Alimentos da Grande Boston e pode desinfetar armazéns, escolas e escritórios. Nos testes já feitos, o robô cobriu uma área de 4 mil pés quadrados do armazém em 30 minutos, fornecendo luz suficiente para neutralizar cerca de 90% das partículas de COVID. É necessário, primeiro, ensinar ao robô uma rota pelo site.

5. Nova torradeira desinfeta seu celular

Uma torradeira conceitual projetada por Lee Sungwook torna a desinfecção de telefones um pouco mais fácil e divertida. Ela também recarrega o celular enquanto isso. Durante o período em que o aparelho está sendo limpo, não se pode retirá-lo da “torradeira”.


+ NOTÍCIAS

5 inovações em moda que surgiram em função da COVID-19
5 inovações em TI que surgiram em função da COVID-19
Como o coronavírus está impactando os investimentos em startups