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5 práticas para a captação de clientes

Cerca de 25% dos empreendedores têm na captação de clientes sua maior dificuldade no início do negócio. Como superar os desafios e bombar em vendas!

POR Redação Whow! | 09/06/2021 13h49

A captação de clientes é um dos principais desafios de startups e dos pequenos e médios empresários. Vivemos em um mundo em constante transformação e evolução, e sabemos que a única constante é a mudança e evolução dos mercados, consequentemente, a  concorrência está a cada dia mais intensa, e assim, o consumidor possui cada vez mais uma grande variedade de ofertas  (de produto, serviço, modelo de compra, forma de pagamento, experiência, etc.) para escolher onde gastar o seu dinheiro.

Por isso, vamos abordar nesse texto os  principais pontos para a captação de clientes. Incluindo as dificuldades encontradas pelas startups, pequenos e médios empreendedores na captação de novos clientes e, em como o cenário se modificou perante a pandemia. Por fim, apresentaremos 5 dicas para sua empresa captar mais clientes.

Boa leitura!

Dificuldades das pequenas empresas na captação de clientes

Segundo um estudo realizado pelo Sebrae, a captação de clientes ainda é apontada como um dos principais desafios para o dia a dia dos pequenos empresários brasileiros, assim como um dos principais motivos pelo encerramento de atividades das empresas.

Vale destacar que a alta carga tributária (IR, CSSL, ISS, IPI, ICMS, etc..) também é outro obstáculo enorme para os empreendimentos em nosso país, haja visto que a carga tributária representa quase 32% do PIB (Produto Interno Bruto) de nosso país, a segunda maior do Mundo. 

A pesquisa indicou que um terço dos donos de pequenos negócios já teve que atrasar na hora de pagar algum tributo.

O levantamento do Sebrae apontou que 25% dos empreendedores têm, na captação de clientes, a maior dificuldade na hora de abrir um negócio próprio.

Com o objetivo de resolver estas questões, quase 50% dos entrevistados admitiram que possuem dificuldade na gestão de redes sociais e que precisam se qualificar na área de marketing e propaganda, especialmente na área digital. Já os que admitem precisar de orientação para atender melhor o cliente, são 42%.

Ou seja, boa parte dos empreendedores de pequeno porte precisam investir em educação nas áreas de marketing digital, gestão de clientes e gestão financeira de seus negócios para sobreviverem e continuarem competitivos em nosso “novo normal”.

Prospecção de clientes durante a pandemia

A prospecção de clientes é algo essencial para que uma empresa possa continuar ativa. Apesar de não existir um método específico, o foco e planejamento são as principais aliadas para este processo. A segmentação do público é um dos pontos mais importantes desse tipo de estudo. Já que essa divisão, permite que a sua empresa estruture um método de vendas específico para o seu público alvo.

No entanto, com a chegada da pandemia, a prospecção de clientes se tornou ainda mais difícil, uma vez que o distanciamento social é uma das principais medidas para barrar a disseminação do vírus.

Algumas dicas para conquistar clientes em meio à crise
  • conheça o seu mercado a fundo, busque o máximo de informação a respeito dos seu possível público e até dos concorrentes. Assim terá uma base maior para conquistar novos clientes.
  • tente identificar o que o seu segmento tem feito para captar mais clientes, e entenda o quanto isso pode se aplicar ao seu negócio
  •  tenha muita calma nessa hora, até porque, este é um momento de pesquisar e não de necessariamente, vender.
  • busque oferecer soluções para os seus clientes e não só o produto. Trabalhe em cima de problemas reais de seus clientes, isso vai te ajudar no apelo de venda  utilize as tecnologias para prospectar novos clientes, elas podem ser grandes aliadas neste momento de distanciamento social.
  • invista em e-mail marketing, atualmente esta é uma das maneiras mais eficazes de alcançar o cliente. No entanto, faça e-mails diretos e com conteúdo relevante e sempre que possível, para o seu público alvo, não envie aleatoriamente 
  • aposte nas redes sociais, é lá que muitos clientes estão convivendo agora neste momento de distanciamento social, utilize estratégias de marketing digital para conquistá-los.
  • já possui uma  base de clientes concretos? Pergunte a eles, o que mais gostam a respeito do seu negócio e invista nisso. É muito importante saber dos seus clientes quais são as necessidades, desejos e dores deles. 
  • mesmo que à distância, busque sempre demonstrar educação e empatia com os seus clientes.  Em um mundo cada vez mais dominado por robôs, a experiência positiva do contato humano vai cada vez mais ser um diferencial comparativo e competitivo de startups, pequenas e médias empresas.    
  • entenda por quais canais o seu cliente quer ser atendido. Atualmente o termo multicanalidade está em moda e todos sentem que necessitam estar em todos os lugares para atender e  vender aos clientes.
Mas você já perguntou ao seu cliente em qual canal ele gostaria de ser atendido?

Você ficaria surpreso com as respostas. Muitas Startups ficaram e estão crescendo exponencialmente atendendo e vendendo aos seus clientes em seus canais preferidos. Portanto, agora que você já sabe algumas maneiras de prospectar clientes durante a pandemia, precisa fazer a lição de casa e começar a utilizá-las na sua empresa. É preciso ter em mente, que uma venda se inicia muito antes da compra do produto ou serviço. Cada vez mais, os clientes se atentam à diversas características da empresa. Somente com uma boa prospecção que você poderá compreender estas nuances e conquistar mais consumidores para a sua empresa.

Práticas para captação de clientes para pequenas empresas

Saiba quem é o seu público-alvo

O seu público-alvo, nada mais é do que o cliente ideal. Ou seja, aquele consumidor que se encaixa perfeitamente na solução que o seu produto ou serviço entrega. Nesse sentido, é preciso compreender as necessidades do cliente. Até porque, um potencial cliente, tem um problema que pode ser solucionado pela sua empresa.

Portanto, o primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado, assim, você consegue saber qual é a real necessidade do público e, consequentemente, utilizar ao seu negócio para auxiliá-lo. Dessa forma, você deve reunir as informações básicas do público, antes de ir para questões mais complexas.  Ou seja, inicie com os dados básicos, como profissão, sexo e idade. Então, você poderá compreender melhor sobre comportamento, hábitos online, entre outros.

Aprenda com seus concorrentes

Apesar de muitas vezes serem vistos com maus olhos, os concorrentes podem ser uma fonte rica de conhecimento a respeito do seu negócio. Busque fazer uma análise periódica de quais estratégias os seus concorrentes estão utilizando. Mesmo que o seu negócio esteja se saindo melhor do que eles, ainda assim, serão conhecimentos úteis e muitas vezes aplicáveis ao seu negócio 

Conheça e divulgue o seu diferencial

Principalmente no meio digital, um dos principais segredos para manter as vendas aquecidas, é destacar o diferencial da sua empresa para o público. Para descobrir o que de diferente que a sua empresa pode entregar, basta compreender qual característica única você dispõe para o cliente. O que só você faz e que te torna único!

Muitas empresas apostam num preço mais baixo que os concorrentes, outras preferem investir na qualidade. Isso tudo vai depender de qual público você deseja alcançar. Quais são os benefícios que os seus produtos ou serviços proporcionam aos seus consumidores?  Faça esta reflexão: liste os benefícios que só a sua empresa oferece aos clientes e enfatize-os aos seus clientes. 

Invista em indicações de clientes satisfeitos

Cada vez mais, o marketing de indicação está sendo valorizado no mercado. Isso porque, com o avanço da internet, as pessoas cada vez mais contam com a análise e  avaliação de terceiros para efetuar as suas compras.   Por isso, vale a pena investir numa comunicação que conte com depoimentos de clientes satisfeitos. Dessa forma, eles serão os embaixadores da sua marca e dos seus produtos e serviços.

Parcerias que ajudam na captação de clientes

Numa realidade em que as redes sociais fazem cada vez mais sucesso, vale a pena pensar em estratégias que busquem parcerias com influenciadores.  Afinal, eles já possuem um público bem estruturado, e por vezes já segmentado, e podem reverter sua influência em vendas para a sua empresa.

Portanto, existem diversas ferramentas disponíveis para startups, pequenos e médios empreendedores captar mais clientes. Basta compreender qual se encaixa melhor para o seu negócio e utilizá-la para o seu benefício. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos diariamente.