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Consumo

5 podcasts de negócios, marketing e vendas

Saiba como essa ferramenta pode ser utilizada como recurso de educação e veja uma lista com 5 podcasts sobre negócios, marketing e vendas

POR Redação Whow! | 12/07/2021 13h30

Antigamente, era muito comum ligar o rádio enquanto o café ficava pronto, ou ir ouvindo as notícias no carro ou no ônibus até chegar no trabalho. Atualmente, os conteúdos das rádios ainda são bastante consumidos, mas dividem espaço com os podcasts.    Neste conteúdo, você verá informações sobre o consumo desse recurso no Brasil e a indicação de 5 podcasts interessantes sobre negócios, marketing e vendas para ouvir. 

Podcasts como recurso de informação

Os podcasts são programas, inspirados no rádio, que podem ser ouvidos pela internet e a qualquer hora, seja nas plataformas de streaming, como deezer, spotify, dentre outras, ou através do download. O primeiro podcast surgiu ainda em 2004. No Brasil, eles se popularizaram mesmo a partir de 2018.

De acordo com dados do Guia Podcast Advertising 2019,  produzido pelo IAB – Interactive Advertising Bureau, no Brasil existiam, aproximadamente, dois mil programas ativos, dos mais variados gêneros. Hoje, já são mais de 170 mil, segundo o Listen Notes. 

Assim, praticidade, economia de tempo, popularização do acesso à internet e aos smartphones são considerados os principais fatores para o aumento do consumo da ferramenta. 

Dessa forma, o podcast atua como facilitador na busca do conhecimento e informação, uma vez que se pode encontrar, facilmente, conteúdos de qualidade sem pagar nada ou muito pouco. Logo, não é à toa que o recurso vem sendo consumido amplamente no país. 

Perfil do consumidor do podcast no Brasil

Conforme dados da pesquisa IBOPE Inteligência, de abril de 2019, no Brasil, quatro a cada dez internautas já ouviram algum programa de podcast, o que corresponde a 56 milhões de pessoas. Porém, os ouvintes assíduos, somam 31 milhões de pessoas. 

Ainda de acordo com o Guia Podcast Advertising 2019, os ouvintes dos podcasts no país são em grande maioria do sexo masculino (52%), com uma idade média de 34 anos e residem, em grande maioria, na região sudeste do país. O nordeste é a segunda região que mais consome o recurso. Assim, do total de ouvintes, 50,9% são empregados, 18,8% são autônomos e 8,6% são estudantes. Já em relação à escolaridade, 32,7% possuem o ensino superior completo. 

Conheça 5 podcasts de negócios, marketing e vendas

Do Zero ao Topo

Quer aprender os segredos do empreendedorismo com os gigantes? Se sim, o podcast do Zero ao Topo é ideal para você.  Produzido pela InfoMoney, o podcast conta várias histórias de sucesso de grandes empreendedores de sucesso do país. Com 97 episódios, do Zero ao Topo está disponível no Spotify. 

Luciano Seabra, Camila Farani, Abílio Diniz e as empresas Locaweb, Stefanini e Totvs já marcaram presença no podcast. 

Tribo de Marketing

Para quem quer entender os desafios do marketing e dos negócios no Brasil, o podcast Tribo de Marketing é uma ótima alternativa. Nesse sentido, o podcast Tribo de Marketing é apresentado por Fernanda Belfort, profissional com mais de 20 anos de experiência no marketing de multinacionais e que deixou o cargo de diretora de uma grande empresa de bebidas para se atualizar na área.  Tribo de Marketing está disponível na Apple Podcasts, Spotify e Google Podcasts. 

Imersão Sebrae

Podcast voltado para pequenos negócios: esta é a proposta do podcast Imersão Sebrae, que está disponível no Spotify e no Google Podcasts. 

Ao todo, são 30 episódios sobre os variados assuntos para pequenas empresas, como:

  • transformação digital para pequenos negócios;
  • atuação das mulheres no negócios;
  • dicas de Instagram e o uso do TikTok para pequenas empresas;
  • direitos e obrigações do MEI, dentre outros. 

O objetivo do podcast Imersão Sebrae é levar aos pequenos e médios empreendedores assuntos que estão sendo tendência no mundo do empreendedorismo. 

Confia na Quarta

Podcast com voz feminina sobre empreendedorismo, marketing, negócios e mercado de trabalho: este é o Confia na Quarta, produzido pela Obvious Agency e conduzido por Luiza Brasil.  Luiza é uma jornalista de 31 anos, influencer e comunicadora, que acumula uma série de prêmios. Dentre eles, o de “Influenciadores Sociais Contra o Racismo”, organizado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Ao todo, o podcast conta com 24 episódios. Dessa forma, alguns contam com convidadas e, em outros, Luzia discorre sobre os temas citados acima.  Maternidade e carreira, perdendo o medo de falar em público e ABC do investimento são alguns deles. 

Whow! Vida Loka Podcast

O portal Whow também tem seu podcast. Lançado na última semana, o objetivo é trazer empreendedores para um bate papo sobre o mundo dos negócios semanalmente. No primeiro episódio, os sócios do Whow! entrevistam Rodrigo Miranda, CEO e fundador da startup de lojas autônomas Zaitt.

Mas, porque vida loka? O conteúdo é feito de empreendedor para empreendedor. Ou seja, uma conversa de empresário para empresário que diariamente vivem uma vida é loka, na montanha russa dos negócios da vida real.

O conteúdo está disponível no youtube e também no spotify  

Podcasts de negócio como estratégia

Acima de tudo, sua empresa tem profissionais especializados em um determinado assunto? Nesse sentido desenvolver um podcast pode ser  uma alternativa  interessante como construção de autoridade e estratégia de negócio.

Ou seja, imagine que você tem uma clínica de estética especializada em podologia, ou seja, área responsável pelo cuidado com a saúde dos pés. Entretanto, na empresa, existem vários especialistas no assunto que podem dar dicas valiosas aos ouvintes sobre temas relacionados à área, como ressecamento dos pés, como não deixar a unha encravar, etc.

Logo, para uma empresa como essa, montar uma estratégia de podcast pode ser interessante. Afinal, além de levar um conhecimento importante ao público, é possível fazer propaganda sobre os próprios serviços.

Contudo, caso a sua empresa não tenha profissionais especialistas em um assunto,  você pode optar por construir conteúdos com parceiros.  Portanto, uma loja de roupas pode convidar um estilista para falar sobre moda; uma empresa de marmitas fitness pode chamar um nutricionista para falar sobre alimentação saudável, por exemplo. 

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