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5 pilares do marketing digital para seguir na sua organização

Deter habilidades relacionadas a criação de conteúdo e análise de métricas online pode significar mais valor para o seu negócio

POR Redação Whow! | 02/07/2021 17h33

O mundo empresarial está em constante transformação. Para conseguir sucesso na sua empresa, é preciso ficar atento aos pilares do marketing digital. Afinal, eles reúnem um conjunto de habilidades que vão desde a criação de conteúdo para atrair novos consumidores até a análise de métricas online.

Compreender os valores desses pilares pode significar mais valor para o seu negócio. Por isso, produzimos este conteúdo exclusivo para você conhecer os 5 pilares principais do marketing digital. Boa leitura!

O que é marketing digital?

Para Philip Kotler, um dos maiores nomes da área, marketing é definido como um processo no qual as pessoas satisfazem as necessidades de criar, ofertar e negociar livremente serviços e produtos. E é nesse sentido que o marketing digital também se constitui. Ou seja, é uma área que engloba diversas ferramentas, estratégias e trabalhos de venda online.

Tome como exemplo uma empresa que deseja vender um produto através de um site. Todo o processo que engloba a divulgação, atendimento online, design, experiência de usuário, etc. pode ser definido como marketing digital. Geralmente, os canais mais utilizados são sites, e-mails, blogs, plataformas de busca e redes sociais.

Vantagens do marketing digital para empresas

Certamente você utiliza a internet diariamente, não é mesmo? Atualmente, temos nossa dúvida solucionada em um clique no Google. Nas redes sociais, conseguimos encontrar qualquer pessoa após uma rápida pesquisa. Esses são só dois exemplos da infinidade de coisas que a internet consegue fazer na vida das pessoas. Agora, imagine o quanto ela pode fazer para as empresas!

Cada vez mais, a presença online é essencial para qualquer tipo de negócio. Muita gente até fica insegura de consumir de empresas que não tenham um site ou perfis nas redes sociais.

Além disso, ao estar presente nas plataformas online e aplicar estratégias de marketing digital, a sua empresa poderá ser encontrada mais facilmente por clientes que procuram por soluções que o seu negócio entrega. Se nos meios tradicionais de comunicação a publicidade consegue alcançar um grande público, no marketing digital o destaque é pela assertividade da campanha.

5 pilares do marketing digital

Posicionamento

Um dos pilares do marketing digital mais importantes é o posicionamento. Ele corresponde à maneira como o reconhecimento da marca acontece no mundo online.

O posicionamento é definido durante planejamento de marketing e deve levar em conta a visão e missão da empresa, assim como a forma com que ela deseja se diferenciar dos concorrentes e ser enxergada pelos consumidores. Uma área de atuação que podemos exemplificar é a fotografia. Se a sua empresa é especializada em fotos, você precisa ter claro qual é o tipo de cliques que vai realizar. Festas? Casamentos? Ensaios? Eventos? 

Após essa definição, deve-se levar em conta o estilo do seu trabalho. Qual sua característica principal? Fotos em preto e branco, panorâmicas, com mais detalhes, retratos? Veja que, de todo esse universo inicial, as características foram afunilando e o seu posicionamento precisa estar evidente e focado.  Dessa forma, a marca deve ter uma atenção voltada para o público, pois assim, o seu posicionamento será mais bem reconhecido entre os clientes. 

Conteúdo

A produção de conteúdo também é um dos pilares do marketing digital mais importantes. Isso porque, atualmente, o público está cada vez mais exigente na hora de comprar. Ou seja, exigem informações relevantes e úteis atreladas ao que forem consumir.   Há várias formas de produzir conteúdo, até por infoprodutos, como e-books, podcasts, audiobooks, dentre outras maneiras, tudo depende de como você deseja atingir seu público Além disso, plataformas de busca como o Google beneficiam as páginas que possuem conteúdos mais relevantes.

Relacionamento

As pessoas gostam de ser ouvidas e de se sentirem importantes. Sendo assim, responda as mensagens, considere a opinião deles, esteja sempre online e com isso, você com certeza terá um bom relacionamento com os clientes  Afinal, apenas dessa forma você poderá ter uma boa presença digital e assim conquistar novos clientes.

Além de atrair, o marketing digital também permite que a sua empresa crie um relacionamento com o cliente. Afinal, com a internet, a comunicação com o seu público pode ser feita de maneira mais ágil e assertiva. Com essa possibilidade de interação, os laços entre empresa e consumidor podem se estreitar ainda mais.

Monitoramento

Antes da internet, a jornada de compra de um produto era muito simples. Primeiro ele era impactado por uma publicidade através da tv, jornal ou revista, depois ia até uma loja física e então tomava a decisão se comprava ou não.

Hoje, essa jornada já não é tão simples. Acima de tudo, o consumidor pode pesquisar diversos produtos e preços a poucos cliques de distância. E o marketing digital está presente em todas as etapas, desde os anúncios até a compra efetiva.

Esse é um dos pilares do marketing digital mais evidentes. Isso porque as campanhas lançadas online permitem que o monitoramento seja feito instantaneamente. Assim, quem for gerir o marketing digital da sua empresa, deve compreender o que está dando certo ou não. Os dados vão ajudar a tomar decisões para mudar alguma estratégia quando necessário. 

Tráfego qualificado

Portanto, invista em tráfego qualificado. A utilização de técnicas SEO (otimização para motores de busca)  é uma dessas maneiras. Elas permitem que seu site seja rankeado melhor no Google e cada vez mais pessoas acessem o seu conteúdo. Além disso, a utilização de anúncios pagos é uma excelente alternativa. Direcione seu público alvo, tempo de veiculação e valor da campanha para atingir os melhores resultados.

Embarque nesse universo

Em suma, os pilares do marketing digital servem para auxiliar os profissionais que desejam embarcar nesse universo. Dessa forma, toda e qualquer empresa que deseja obter sucesso no mercado atual, devem contar com uma boa estratégia voltada para o mundo online. Se você gostou desse conteúdo, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba as novidades da Whow! diariamente.