WHOW

A previsão econômica para 2022 vai mal e a “luz no fim do túnel” pode ser a Inteligência Artificial

ia

As expectativas para a economia brasileira não são positivas para o ano de 2022. Segundo as projeções econômicas do Banco Mundial, atualizadas em 11 de janeiro de 2022, o Brasil terá a menor taxa de crescimento dos 18 países emergentes e em desenvolvimento considerados pela instituição (1,4%).

E, ainda que negativa, essa projeção consegue ser minimamente mais otimista do que a do mercado financeiro, que projeta um PIB (Produto de Interno Bruto) de 0,28% e inflação em torno de 10% para o Brasil nesse ano.

Com previsões negativas, o que resta para empresas nacionais fazerem? Bom, nesse cenário desafiador, elas precisarão trabalhar em dobro e otimizar processos, e isso tem tudo a ver com inteligência artificial e tecnologia.

E é por isso que vale compartilhar a explicação do especialista em Inteligência Artificial e CEO da Virtus Automation & AI, Florêncio Ponte Cabral Jr, sobre a contribuição da tecnologia nos negócios (que pode atuar de forma surpreendente, estratégica e assertiva).

Maximização de resultados  

Para que as empresas possam maximizar seus resultados é preciso estimar corretamente suas receitas. E é nesse cenário que as técnicas de aprendizagem de máquina (Machine Learning) ou aprendizagem profunda (Deep Learning) podem contribuir com para que empresas possam buscar soluções criativas, novas fontes de receitas ou controlarem de forma eficiente seus gastos e, consequentemente, acabarem impulsionando seus resultados;

Redução de Churn 

O “churn“, termo já conhecido por empreendedores um pouco mais experientes, significa a “parcela perdida” de clientes em um determinado período. A novidade é a possibilidade de prever essa perda. Por meio da análise de dados e do comportamento virtual dos consumidores, é possível verificar a probabilidade de insatisfação e, dessa forma, se antecipar e evitar tais perdas;

Melhor interação digital com os clientes 

Uma das grandes tendências é o uso da Linguagem de Programação Natural (NLP) para detectar análises de sentimentos do consumidor sobre seus produtos. Isso tem o potencial de impulsionar ainda mais as vendas, aumentando consideravelmente as estratégias de vender produtos relacionados (cross selling) ou aumentar o pacote (up scalling) por meio de sistemas de recomendação.

Maior eficiência nas compras de estoques

Um dos grandes benefícios das análises de tendências é poder fazer previsões certeiras para saber exatamente como organizar seus estoques e fazê-los o mais eficientes possível. Trabalhando com volumes mais baixos de produtos, é possível impulsionar ainda mais as vendas, atender os clientes com maior qualidade e, ainda assim, aumentar o saldo do fluxo de caixa sem desperdícios.

A Inteligência Artificial aumentará a renda das pessoas 

Por fim, a Inteligência Artificial, em conjunto com as criptomoedas e blockchain, poderão gerar maiores ganhos para as pessoas de qualquer grupo socioeconômico, inclusive superando as perdas causadas pela inflação. Isto será possível devido à descentralização monetária que elas proporcionam, com a transferência de investimentos tradicionais para investimentos no mundo digital com toda a segurança.

Sair da versão mobile