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5 medidas de administração financeira para o seu negócio

A função primordial da administração financeira é planejar como serão os feitos os gastos da empresa, ou seja, trabalhar com os recursos econômicos escassos à disposição para tomar as melhores decisões com o objetivo de multiplicar ganhos

POR Marcelo Almeida | 03/11/2021 13h49

Existem algumas áreas essenciais em toda a empresa do ponto de vista administrativo, sendo elas a administração de pessoal, de compras, de vendas (ou marketing), de produção e a administração financeira.

A função primordial da administração financeira é planejar como serão os feitos os gastos da empresa, ou seja, trabalhar com os recursos econômicos escassos à disposição para tomar as melhores decisões com o objetivo de multiplicar ganhos.

O Sebrae destaca que, entre as principais funções da administração financeira, estão as seguintes:

Análise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;

A boa utilização dos recursos financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis;

Crédito e cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos;

Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa;

Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais;

Principais medidas da administração financeira

O empreendedor precisa considerar uma série de fatores e tomar medidas fundamentais de administração financeira a fim de garantir que as funções destacadas acima sejam realizadas da melhor forma possível. Caso você esteja começando a empreender, lembre-se sempre de:

1- Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados;

2- Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos;

3- Classificar custos e despesas em fixos e variáveis;

4- Fazer previsão de vendas e de fluxo de caixa;

5- Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade.

O controle dos documentos é uma medida fundamental até para resguardar seu negócio em termo de compliance. Não realizar um controle adequado de registros pode causar um contabilização errada de valores e mesmo a eventuais problemas em relação a tributos.

Já fazer um fluxo de pagamentos e recebimentos é essencial para garantir que não existam contas a pagar em atraso, gerando multas ou pagamento de mora pela empresa, ou que valores a serem recebidos sejam esquecidos, deixando de receber algo que a empresa tem por direito.

Outra medida de administração financeira importante citada, em relação custos e despesas, é necessária porque é preciso ter previsibilidade para manter um negócio funcionando de forma adequada. Para alcançar isso, é importante considerar quais são as despesas que você sempre terá no mês, como conta de luz, aluguel de imóvel, etc, que são despesas fixas, e aquelas que você paga eventualmente ou em valores nem sempre iguais, as chamadas despesas variáveis, como comissões sobre vendas e alguns impostos que variam.

Além disso, considerar a sazonalidade do seu negócio e os lucros passados para prever o quanto de vendas terá em determinado mês e seu fluxo de caixa é importante para se adiantar aos fatos e já fazer provisões de acordo com essas projeções, ou seja, ajustar o quanto poderá gastar já pensando no valor esperado ao final daquele período.

Por fim, é indispensável acompanhar a evolução do seu patrimônio, assim como a lucratividade do seu negócio, para ter uma boa ideia do nível de performance que você está conquistando.

Se você não acompanha a lucratividade do seu negócio e não traça metas para o futuro, seu negócio tende a entrar em inércia e sua empresa pode deixar de se adaptar a movimentações importantes no segmento do seu negócio e torná-lo, rapidamente, obsoleto.

É por isso que, dentre as medidas de administração financeira mais importantes, está essa constante vigilância em relação aos resultados do seu negócio para considerar se é necessário maior investimento em marketing, na melhoria do produto ou serviço, no salário dos funcionários que possuem melhor performance, dentre várias outras.