5 livros para quem quer investir em inovação - WHOW

Eficiência

5 livros para quem quer investir em inovação

Livros sobre inovação: veja aqui os 5 que você precisa conhecer. Entenda também um pouco mais do cenário da inovação no Brasil a partir de alguns números

POR Redação Whow! | 04/06/2021 16h45

Livros sobre inovação: neste conteúdo, veja os 5 que você precisa conhecer. Falaremos também um pouco mais sobre o cenário da inovação no Brasil e a importância das mentes empreendedoras. Continue a leitura!

Cenário da Inovação no Brasil 

Nunca antes havia se falado tanto em inovação no Brasil. Os impactos da pandemia impulsionaram os negócios às mudanças. Foi preciso se reinventar para continuar no jogo. Em resumo, só no ano passado, surgiram no Brasil 4 novos unicórnios. Assim, o país entrou para a lista dos 10 países do mundo com maior número de startups, todas avaliadas em mais de US$1 bilhão.

Ou seja, se de um lado, muitos perderam seus empregos e fecharam-se negócios, do outro, teve muita gente por aí encontrando novas oportunidades para empreender. Dessa forma, o processo de inovação foi bastante aceleradoO terreno brasileiro tem muito espaço para quem deseja empreender. Um levantamento da CNI mostrou que 90% das indústrias grandes e médias brasileiras nunca trabalharam com uma startup.

Apesar disso, o Brasil também sofre com a falta de incentivos às empresas. De acordo com o índice Global de Inovação, ocupamos a 62°, mesmo sendo a 9ª principal economia do mundo. 

A importância da inovação no pós-pandemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os efeitos da pandemia poderão durar quase dois anos. Assim, inovar é essencial, independente se o seu negócio hoje apresenta sucesso ou não. Em síntese, quem inovou e se destacou durante a pandemia, precisa continuar o movimento se quiser continuar no mercado. Nesse contexto, no mesmo estudo da CNI, foi verificado que 83% das indústrias precisarão de mais inovação para crescer ou mesmo sobreviver no mundo pós-pandemia, sobretudo em sua linha de produção.

Portanto, estar atento ao mercado e as tendências, bem sempre renovar o conhecimento são essenciais.

Dicas de livros sobre inovação

O portal Whow separou 5 leituras importantes para quem ama o empreendedorismo e quer estar sempre por dentro da inovação.

1. Originais

O primeiro livro sobre inovação que trazemos é Originais, do professor e pesquisador da Wharton School Adam Grant. A instituição é uma das principais escolas de negócios do mundo.  Em resumo, o livro aponta que as pessoas tidas como “originais” são pessoas comuns. Assim, a diferença consiste no fato de que, embora tenham medos, inseguranças e incertezas, elas fazem algo.

Em suma, o livro tem a missão de desconstruir dois grandes mitos em torno da criatividade. O primeiro está relacionado à ideia de que os empreendedores têm menos aversão ao risco do que as outras pessoas. Adam mostra que os donos de negócios que tiveram mais sucesso são aqueles que calcularam bem os riscos antes de agir. 

Dessa forma, outro mito é a questão do otimismo exagerado: no livro, o autor mostra que o pessimismo pode ser bastante relevante e positivo em alguns momentosOriginais também faz uma análise da inovação nos primeiros anos de vida dos filhos “do meio”. Nem caçulas e nem primogênitos: segundo o autor, eles têm mais espaço para serem únicos. 

Adam também cita a importância dos elogios dos adultos, em especial dos pais dos professores, em relação ao caráter da criança. Segundo ele, essa atitude fortalece a autoestima, fazendo com a criança tenha mais coragem para arriscar coisas novas.

Logo, na obra, você também encontrará o conceito de procrastinação estratégica. Para Grant, em algumas situações, é melhor esperar o momento certo para desenvolver uma ideia. Como forma de ilustrar este exemplo, ele cita Bill Gross, fundador da Idealab.  Este empresário, depois do lançamento de mais de 100 empresas, viu que uma das coisas mais importantes era o momento ideal para o lançamento e não a execução do mesmo.

2. Startup enxuta

Neste livro, é abordado o conceito do modelo de negócios chamado startup enxuta. Ele foi Escrito por Eric Ries, um grande empreendedor do Vale do Silício e criador do movimento Lean Startup.

Em síntese, o autor define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas. Segundo Ries, essa abordagem vale tanto para os pequenos quanto para os grandes empreendedores.

Contudo, o conceito de modelo startup enxuta baseia-se na aprendizagem validada e na experimentação contínua, bem como na adoção de parâmetros para acompanhar o progresso. Dessa forma, segundo o autor, economizam-se recursosComo resultado, o livro se tornou referência no assunto e Ries também reúne vários cases reais de organizações que adotaram este modelo de negócios. 

3. Organização guiada por ideias

Este livro recebeu várias críticas positivas após o seu lançamento e, em pouco tempo, já tinha conquistado as 5 estrelas da Amazon. A obra é uma sequência do best-seller Ideias para Revolucionar sua Vida, de Alan. G, Robinson e Dean M Schroeder.

A obra ensina como alinhar cada parte importante dos processos de uma organização em conjunto com as ideias tidas pelos próprios funcionários. 

Dessa forma este livro é citado em várias grandes empresas pelo mundo inteiro, pois explica detalhadamente como funcionam os modelos de negócio de alto desempenho e como desenvolver um similar para sua empresa

4.Organizações exponenciais

Quer saber como aplicar a agilidade para desenvolver empresas incríveis e disruptivas? Sem sim, você precisa ler este livro. Afinal, nele você entenderá, por exemplo, porque o Airbnb é a maior rede de hotelaria do mundo que não possui sequer um quarto. Curioso, concorda? Assim, o livro foi escrito pelo estrategista de negócios e fundador da Singularity University Salim Ismail.  Nele, é abordado o conceito de organização exponencial, o modelo de negócios do Airbnb e de outras  empresas. 

O conceito de organização exponencial é relacionado a forma de um crescimento escalável, onde receita, clientes e sucesso crescem de uma forma acelerada. Os custos, entretanto, se mantêm com poucas mudanças. Salim explica tudo isso de forma prática na obra

5. Criatividade S/A

Leitura envolvente e um pouco dos bastidores da Pixar é o que você vai encontrar neste livro. Afinal, ele foi escrito por Ed Catmull, presidente da empresa. Em Criatividade S/A, o autor conta a trajetória lucrativa de sucesso da Pixar e como suas ideias surgem.  Gestão, cultura organizacional, avaliação de risco, resultados e amor pelo que faz são mais outros itens que você encontrará neste livro.

Portanto, gostou das nossas indicações de leitura?  No Whow, diariamente, compartilhamos conteúdos interessantes. Assine nossa newsletter gratuitamente para recebê-los!