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Vendas

5 comportamentos que sua equipe de vendas deve evitar

Equipes de vendas precisam atender bem o cliente e ter conhecimento do produto para que sejam realmente eficientes

POR Marcelo Almeida | 07/12/2021 22h31 5 comportamentos que sua equipe de vendas deve evitar

Dados da Accenture apontam que 66% dos consumidores já entraram em uma loja, mas acabaram desistindo de comprar qualquer produto por causa de um atendimento ruim do vendedor.

Além disso, após uma experiência ruim, boas são as chances desse consumidor relatá-la a amigos, postar em redes sociais e não voltar a comprar mais no estabelecimento.

Para evitar isso, é preciso alinhar toda a equipe para que ela esteja preparada para agradar o consumidor.

“Clientes satisfeitos tendem a comprar outras vezes, também garantem indicação e, consequentemente, mais vendas. Por isso, toda a cadeia produtiva deve estar atenta na satisfação do consumidor, e não apenas no momento da venda”, diz Fábio Oliveira, CEO da SalesFarm, plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e conecta empreendedores a vendedores.

Veja abaixo alguns erros cruciais que impedem conversões de vendas, fidelização e indicação:

  1. Não escutar o cliente – Dentro do processo comercial, o principal erro é não ouvir atentamente o cliente. É necessário escutar com empatia e atenção para entender sua real necessidade, pois informações importantes podem ser reveladas por ele e podem impactar positivamente sua venda.
  2. Falar mal da empresa – Falar mal da empresa em que o vendedor trabalha, ainda que ela seja a culpada por não permitir um desconto, por exemplo, nunca é um bom argumento e traz falta de credibilidade na hora de efetivar sua venda.
  3. Vender sem ética – Muitos vendedores acabam sendo antiéticos em suas vendas para atingirem metas. Neste caso, fazem uso de argumentos inadequados para convencer o consumidor a adquirir determinado produto ou serviço, que muitas vezes não são a solução da qual este cliente precisa.
  4. Não acreditar no produto – Vender produtos que o vendedor não confia é um dos maiores erros. Acreditar que o produto que você vende é bom e que vai ajudar o cliente traz grandes resultados.
  5. Não mostrar conhecimento sobre o produto – Ter conhecimento sobre o produto ou serviço que está vendendo é a melhor forma para sanar todas as dúvidas do cliente e consequentemente transmite mais confiança na hora de argumentar para concluir a venda.