3 opções para transformar desperdício em lucro para sua empresa - WHOW

Eficiência

3 opções para transformar desperdício em lucro para sua empresa

Empresas devem olhar para o que seria desperdiçado, desde produtos até oportunidades de serviço, como potencial de faturamento

POR João Ortega | 30/08/2021 08h48

No Brasil, são geradas cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), que mostram um crescimento de 19% ao longo da última década. Todo esse lixo gera uma série de problemas, tanto em relação ao meio-ambiente e à saúde, quanto financeiros.  

A estagnação da evolução da reciclagem no país, que permanece inferior a 4% do lixo gerado, é um dos fatores que elevam o custo com resíduos no país. Estima-se que poderiam ser economizados R$ 14 bilhões por ano se a reciclagem fosse mais eficiente. No entanto, esta não é a única forma de repensar a relação com o lixo. 

Empresas de todos os tamanhos devem ver seus resíduos sólidos como oportunidades de ter mais lucro. Isso mesmo: algo que normalmente é tratado como despesa na ampla maioria dos negócios pode ser lucrativo. E, hoje, há plataformas digitais que ajudam o empreendedor nesse sentido. Veja, a seguir, três opções para transformar o que seria desperdiçado em dinheiro: 

b4waste

Este marketplace digital conecta empresas do setor de alimentos, que tenham produtos perto da data de validade, com consumidores que desejam pagar menos. Ou seja, trata-se de uma alternativa para não jogar comida fora, rentabilizando ativos que iriam para o lixo. A maior parte dos parceiros cadastrados no app da b4waste são mercados, empórios, armazéns e padarias localizados na cidade de São Paulo.

B2Blue

Ao invés de focar no consumidor final, a B2Blue tem um marketplace voltado ao segmento B2B e não restrito ao setor de alimentos. A solução conecta empresas geradoras de resíduos a empresas que enxergam esses resíduos como matéria prima e faz a ligação entre as duas pontas de interesse. Com atuação no Brasil inteiro, a plataforma oferece geolocalização para que a transação seja feita entre empresas da mesma região para diminuir custos de logística. 

XporY

Entre os três exemplos, a XporY é a plataforma mais ampla por permitir rentabilizar qualquer desperdício, inclusive de serviços. A grande inovação desta solução é não envolver dinheiro: por meio da permuta multilateral, uma empresa oferece serviços ou produtos de sua capacidade ociosa e recebe, em troca, crédito na própria plataforma. Este, por sua vez, é utilizado para obter serviços ou produtos que interessem àquela empresa. Dessa forma, é possível rentabilizar desde uma vacância em um dia pouco movimentado para o setor de serviços até produtos que seriam jogados fora por estarem próximos da validade no caso de um mercado.