3 competências necessárias para líderes de negócios digitais - WHOW

Tecnologia

3 competências necessárias para líderes de negócios digitais

Fazer a gestão desse tipo de empresa tem particularidades, como o crescimento acelerado e as quebras de paradigmas. Saiba mais

POR Adriana Fonseca | 06/08/2020 18h32 Foto Christina Morillo: Pexels Foto Christina Morillo: Pexels

Os modelos de negócio digitais abriram uma série de possibilidades para empreender, atendendo as demandas dos clientes na atualidade. Esse tipo de negócio está presente em praticamente todos os setores, da mídia ao turismo, passando pelos serviços financeiros e educacionais. Há diferenças entre gerir um negócio digital e um que não seja essencialmente neste formato?

Com esse questionamento em mente, Gabriel Lima, CEO e fundador da Enext, uma empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais, entrevistou 21 líderes do mercado digital brasileiro. O resultado dessas conversas está no livro “Líderes Digitais, um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros”, lançado em julho. 

Desempenho das organizações digitais

“Trabalho com negócios digitais há quase 20 anos e a tecnologia tem uma faceta curiosa, pois ela fica cada vez mais barata com o tempo e com a escala. O que antes era um desafio enorme para se realizar do ponto de vista de construção de negócios, hoje é feito em algumas semanas”, comenta o executivo. “Essa diferença de dinâmica, que aconteceu ao longo de uma década, alterou a estratégia de negócios e a estratégia organizacional. Ficou mais barato fazer, testar, errar e aprender.”

Mas, ao desenvolver o novo projeto e perceber que havia diferenças significativas em como o líder leva o desempenho das organizações digitais, Gabriel entendeu que fazia sentido explorar o texto de uma maneira que pudesse levar aquele conhecimento obtido para o maior número de pessoas possível. “Como fazer para ajudar as pessoas a se transformarem em líderes digitais? Essa acabou sendo a motivação principal e por isso transformei o estudo em um livro”, afirma.

Mestre em administração de empresas pelo Insper e também autor de outro livro “Comércio Eletrônico: Melhores Práticas do Mercado Brasileiro”, Gabriel foi o representante do Brasil na UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) para desenvolvimento sustentável de negócios digitais nos países BRICS, entre 2017 e 2020. Ali, liderou o desenvolvimento dos relatórios sobre o panorama do e-commerce brasileiro.

Competências necessárias para líderes de negócios digitais

negócios digitais Foto Ladiwayne Grafix: Pexels

Após passar um ano pesquisando a mente de alguns dos principais líderes digitais do Brasil, o autor viu alguns padrões nas competências necessárias a quem lidera um negócio digital.

 

1. Capacitação técnica

Tão importantes quanto as soft skills, o conhecimento técnico e a capacidade analítica são características fundamentais, não importa o segmento ou tamanho da organização. O líder digital tem que saber do que está falando para poder ter a confiança de seu time e engajá-lo. Ele não precisa saber os detalhes de cada operação, o que seria impossível devido à complexidade do ambiente digital, mas precisa ter uma alta capacidade de entender o contexto para enxergar corretamente a situação.

2. Formação das redes de relacionamento

Deve ser construída tanto dentro quanto fora da organização, pois muitas vezes o conhecimento necessário para se atingir os resultados esperados pode estar fora da empresa. Profissionais com mais contatos, ou mais centrais em redes de relacionamento, tendem a ser mais bem sucedidos, tanto porque são mais requisitados para a troca de informações e ideias de negócios quanto porque conseguem acessar mais facilmente quem pode resolver o seu problema em questão para performar.

3. Capacidade de comunicação

Os líderes digitais não têm que somente ter seus objetivos claros, eles precisam ser transparentes e saber comunicar esses objetivos para motivar seu time a alcançar os resultados. Para isso eles precisam ter empatia, saber ouvir e construir sua comunicação alinhando e utilizando elementos de interesse de seu time. Junto com isso, o feedback deve ser constante para manter as duas vias do canal de comunicação.


Desafios dos líderes de negócios digitais

Clique aqui e leia a entrevista completa com Gabriel Lima sobre os principais desafios dos líderes de negócios digitais, nesta próxima matéria.


+NEGÓCIOS DIGITAIS

Como negócios digitais se fortaleceram em meio a pandemia
O que são negócios exponenciais?
20 motivos que levam as startups à falência
É possível desenvolver uma inovação e crescer no curto prazo?