25 melhores inovações de 2019 em beleza, automotivo, eletrônicos, moda e financeiro - WHOW
Tecnologia

25 melhores inovações de 2019 em beleza, automotivo, eletrônicos, moda e financeiro

Carro autônomo, economia sustentável, inteligência artificial estão entre as melhores inovações de 2019, segundo plataforma de mapeamento de tendências

POR Carolina Cozer | 17/12/2019 16h47 25 melhores inovações de 2019 em  beleza, automotivo, eletrônicos, moda e financeiro Foto Matt Palmer (Unsplash)

Este ano foi marcado por notícias densas, mas também por grandes inovações. A TrendWatching, plataforma inteligente de mapeamento de tendências lançou uma lista com as 70 melhores inovações de 2019, com base em 14 categorias: carros, beleza, eletrônicos, moda, serviços financeiros, alimentos e bebidas, saúde, casa e jardim, luxo, mídia e entretenimento, ONGs, varejo, transporte e viagens.

Foram adicionadas cinco diferentes inovações por cada categoria, que resumimos na lista abaixo:

Inovações automotivas

Volvo: os novos sensores de perigo dos carros da Volvo detectam sinais de perigo no volante, e emitem sons ou pausam totalmente o carro, caso seja necessário.

Tencent: a empresa anunciou uma parceria com 19 montadoras para integrar um sistema de navegação por voz, que é ativado pelo WeChat, o aplicativo mais usado na China, além da construção de um ecossistema completo com base em inteligência de voz para carros.

Toyota: A marca japonesa apresentou sua linha de carros autônomos para as Olimpíadas de 2020, onde 90% do tráfego será feito por esse tipo de veículo.

BusBot: este programa de transporte sem motorista, que foi instalado em uma comunidade de idosos na Austrália, serve para suprimir a falta de transporte público na região.

Volvo: a empresa alterou suas normas de licença parental, dando os mesmos direitos de licença a mães e pais do mesmo sexo que tenham adotado um filho, recebendo até seis meses de pausa com 80% de salário – um benefício que a empresa diz ser o mais generoso e inclusivo do setor.

ross findon mG28olYFgHI unsplash Foto Ross Findon (Unsplash)

Inovações de beleza

L’oreal: lançou o serviço Color & Co, um atendimento de colorimetria personalizado feito por chat de vídeo, em que um especialista prepara uma coloração com base na conversa com o cliente, e posteriormente envia o kit para a sua casa.

Sephora: tem agora uma campanha inusitada ao buscar influenciadores digitais, permitindo que perfis sem seguidores possam estar entre os escolhidos para o time. A ideia é buscar usuários que tenham uma imagem mais autêntica e representem a diversidade da marca, sem a imagem plastificada dos perfis mais famosos do Instagram.

Shiseido: instalou um novo escritório ao lado da sede da Alibaba, na China, recebendo acesso ao big data da big tech chinesa para o desenvolvimento de novos produtos, com base na personalização do comportamento de compras dos clientes.

Grupo Boticário: foi destaque ao dar horas de trabalho especiais durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019, alterando a mentalidade de que futebol de valor é apenas o dos times masculinos.

Rhoto: o novo protetor solar da empresa japonesa foi produzido com a embalagem propositalmente do avesso, para que possa aparecer com a imagem correta nas selfies das influenciadoras nas redes sociais.

Inovações em eletrônicos de consumo

Arçelik: a nova máquina de lavar da fabricante turca ajuda a manter os microplásticos dispensados durante as lavagens fora do oceano, sendo coletados por um filtro que captura 90% dessas fibras.

Zappo: o Sonic Localizer é um sistema de som portátil que auxilia atletas com deficiência visual a navegarem através de paisagens sonoras, criadas por meio de  ecolocalização.

Sony: apresentou a nova tecnologia vestível Reon Pocket, um sistema de refrigeração aplicado em golas de camisetas, como se fosse um ar condicionado portátil dentro da própria roupa.

Vice: lançou o Q, seu assiste de voz, com inteligência artiificial, totalmente sem gênero, com foco no combate aos estereótipos de gênero.

Conalep: o Colégio Nacional de Educação Profissional do México (Conalep) anunciou planos de oferecer um curso técnico na rede de educação pública para ensinar pilotagem de drones, para qualificar profissionais e manter as pessoas economicamente relevantes na era das máquinas.

Inovações na moda

Vollebak: lançou a camiseta sustentável Plant & Algae, que se decompõe naturalmente com o tempo de uso. É feita de algas 3D e polpas de madeira que são capazes de se serem enterradas e viram adubo quando o usuário não quiser mais usá-la.

ThredUP: lançou um serviço de revenda das suas roupas de segunda mão para serem vendidas dentro de lojas de grandes marcas, que estão começando a abrir mão de oferecer peças exclusivas para abraçar o varejo sustentável.

Nike: anunciou um novo recurso em seu aplicativo Nike Fit, que mede tamanho e forma dos pés dos usuários, e determina o modelo de tênis perfeito para cada cliente.

Google: iniciou um programa de moda sustentável com a designer Stella McCartney, analisando dados que medirão o impacto das matérias-primas das roupas em relação aos seus impactos ambientais, para a designer criar uma linha fashion mais sustentável.

Unspun: a startup fabrica jeans personalizados baseados em uma leitura de corpo feita pelo app Fit3D, além do jeans ser produzido por uma máquina 3D que elimina o desperdício durante o processo de fabricação.

inovações Foto (Pxhere)

Inovações em serviços financeiros

Alice: aplicativo que simplifica a dedução de despesas tributáveis ​​de trabalhadores dos EUA, de modo automático, ao se conectar com suas contas bancárias.

Barclays: banco do Reino Unido permite que clientes bloqueiem determinadas categorias de gastos, como jogos de azar e álcool.

RH: este banco da Malásia abordou as dinâmicas familiares de gerações mais jovens e intergeracionais por meio de uma campanha de Ano Novo Chinês, defendendo um jogador profissional de E-sports.

Free Trial Surfing: lançou um novo recurso do aplicativo DoNotPay, que cancela automaticamente as inscrições no final dos testes gratuitos, evitando que as pessoas recebam cobranças por terem esquecido de fazer isso manualmente.

Mastercard: a empresa começará a oferecer cartões onde o usuário poderá escolher o nome de exibição, ajudando pessoas transgênero em seus processos de aquisição de nome social.


+INOVAÇÕES

Os melhores locais de trabalho para os inovadores
O cliente não está mais no centro de tudo. E quem está no lugar dele?
Bactéria com DNA 100% sintético pode impulsionar novos tratamentos médicos

Conheça as principais barreiras para inovação na área de marketing
Veja os países mais inovadores do mundo