15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber; nível avançado III - WHOW
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15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber; nível avançado III

Confira mais um manual de jargões da série especial de Whow! que traduz e exemplifica termos diversos de startups, como MLP e Sweat Equity

POR Carolina Cozer | 10/09/2020 18h29

Já ouviu falar em Vendarketing, PaaS ou Sweat Equity ― e não entendeu nada do que estavam dizendo? Descubra agora algumas expressões avançadas de startups nesta matéria especial de Whow! com termos que todo empreendedor precisa saber.

Veja a lista abaixo e, se quiser conferir as publicações anteriores desta série, os links estarão no final do texto.

Atravessando o Abismo (Crossing the Chasm)

Termo de marketing que faz referência ao livro homônimo de Geoffrey A. Moore. Atravessar o abismo significa atingir uma base de compradores céticos e pragmáticos ao se lançar produtos de alta tecnologia, que tendem a ser investidos, inicialmente, apenas pelos maiores entusiastas de tecnologias (ou early adopters, para uma expressão mais precisa)

Cabra de Morro

Assim como as cabras montanhesas, que são capazes de subir árvores ou montanhas em encostas íngremes, os empreendedores brasileiros precisam, muitas vezes, se equilibrar e escalar seus negócios em situações adversas e altamente burocráticas. É um símbolo de resiliência, usado para que empreendedores não desistam perante dificuldades.

Compilers

Os compilers, ou compiladores, em português, são programas que processam comandos escritos em uma linguagem de programação específica e o traduzem em linguagem de máquina ou “código” utilizado pelo processador.

CRUD

Acrônimo para Create (Criar), Read (Ler), Update (Atualizar) e Delete (Excluir). São quatro funções básicas que qualquer sistema precisa oferecer para ser minimamente operacional. No banco de dados SQL representa as funções Insert, Select, Update e Delete.

Funil AIDA

AIDA significa “Atenção, Interesse, Desejo e Ação”. É um modelo que fornece insights de comportamento do consumidor a fim de alavancar o funil de vendas. Basicamente, é uma estratégia que desenha o despertar da atenção de interesse de um possível comprador para que se instigue o desejo e a ação de compra.

Hands-on

Termo usado para designar profissionais altamente produtivos, que estão sempre dispostos a “colocar a mão na massa”. Normalmente os funcionários “hands-on” tem ou busca ter múltiplas competências e é flexível em relação a cobrir demandas de áreas de conhecimento distintas.

Hockey stick

Hockey stick significa “taco de hóquei” em português. É utilizado nos negócios para se referir às curvas de crescimento que seguem um desenho semelhante às curvas do taco, ou seja, uma inclinação drástica.

Mapa da Empatia

Ferramenta de Design Thinking utilizada para se desenhar uma persona e se colocar no lugar deste arquétipo criado a fim de entender melhor os anseios e necessidades dos clientes da empresa. O Mapa abrange questões como: quais são as dores e anseios da persona, o que ela faz, quais são seus desejos etc.

PaaS

Sigla para “Platform as a Service”, ou “Plataforma como Serviço”, em português. Semelhantemente ao SaaS, o PaaS se refere a uma plataforma fornecida por uma empresa desenvolvedora que pode ser utilizada de modo online, através da computação de nuvem. Mas em vez de um simples software, as plataformas são ambientes digitais com múltiplos recursos.

Prova de Conceito (PoC)

A PoC (Proof of Concept) é uma etapa prévia do lançamento de um produto, em que ele é testado e sua viabilidade é checada. Os resultados são documentados e podem ser utilizados para conseguir que ele seja patenteado no futuro, ou para facilitar negociações com investidores.

MLP – Minimum Loveable Product

Enquanto o MVP (Minimum Viable Product) diz respeito à versão básica de um produto para que ele possa começar a ser operado, o MLP fala do mínimo necessário que ele precisa oferecer para que comece a ser amado pelos usuários.

Taxa Interna de Retorno (TIR)

Cálculo utilizado para verificar se o investimento sobre um projeto é viável. Relaciona-se com outra fórmula, chamada de Taxa Mínima de Atratividade (TMA), e é um dos fatores que investidores apuram nas startups para decidir se vale a pena ou não investir naquele negócio.

SPIN Selling

Metodologia de vendas desenvolvida por Neil Rackham para estimular o melhor entendimento das necessidades dos consumidores e, consequentemente, melhorar as taxas de vendas. A sigla SPIN significa “Situação, Problema, Implicação e Necessidade de Solução”, que são as quatro etapas e questões que compõem esta técnica.

Sweat Equity

O Sweat Equity é uma estratégia muito usada em startups que ainda não tem um alto fluxo de caixa para que seja possível oferecer benefícios aos funcionários, compensando possíveis salários baixos, como participação nas ações da empresa, por exemplo. Pode ser traduzido como “compensação de capital.”

Vendarketing

Assim como o nome sugere, vendarketing é um “match” entre os setores de vendas e marketing a fim de que se aproveite ao máximo as habilidades de funil de vendas e conversão de leads para fidelização de clientes.empreendedores


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