10 startups em alta no mercado de trabalho
LinkedIn divulgou ranking das startups que mais se destacaram na rede profissional em 2021
POR João Ortega | 24/09/2021 11h04Se há algumas décadas o sonho mais comum entre jovens profissionais era fazer carreira em uma grande empresa, hoje este cenário está mudando. As startups – seja pelo crescimento acelerado, seja pela cultura interna – estão atraindo cada vez mais talentos no mercado de trabalho. E, dentro do ecossistema de startups, algumas delas se destacam como as preferidas de quem procura emprego.
A rede profissional LinkedIn divulga anualmente, desde 2018, o ranking das 10 startups em alta no mercado de trabalho. Passaram por esta lista, em edições anteriores, nomes conhecidos como Nubank, Creditas, QuintoAndar, Stone, Loggi, Hotmart e tantas outras.
Para criar o ranking LinkedIn Top Startups, são estabelecidos alguns critérios básicos. As startups devem ser privadas e independentes, sem estarem no guarda-chuva de empresas maiores, e precisam ter sete anos ou menos desde a fundação (o que explica alguns nomes de outras listas não figurarem mais neste ano). Elas também não podem ter diminuído o quadro de colaboradores em 20% ou mais no período estabelecido.
Dentre as que passaram por estes requisitos, as startups são ranqueadas de acordo com quatro pilares: crescimento no número de funcionários, engajamento, interesse por vagas e atração de grandes talentos. Estes pilares foram avaliados entre julho de 2020 e junho deste ano, com dados do próprio LinkedIn, assim como pesquisa nas empresas. Vale ressaltar, portanto, que não leva em consideração a satisfação dos colaboradores que já estavam na empresa, por exemplo, focando em questões mais relacionadas ao recrutamento de fato.
Sem mais delongas, assim ficou o ranking das startups preferidas do mercado de trabalho em 2021:
- C6 Bank
- Neon
- Gupy
- Kestraa
- Mandaê
- Loft
- Dengo Chocolates
- DataSprints
- Kovi
- LivUp