10 livros que aceleram a evolução dos empreendedores - WHOW
Eficiência

10 livros que aceleram a evolução dos empreendedores

A lista feita por uma aceleradora de startups traz sugestões de livros que podem inspirar inovações e trajetórias empreendedoras

POR Adriana Fonseca | 02/01/2020 14h00 10 livros que aceleram a evolução dos empreendedores Foto Ben White (Unsplash)

Que tal aproveitar a calmaria do início do ano para colocar a leitura em dia? Existem muitos livros no mercado que podem levar inspiração para uma trajetória empreendedora ou até mesmo gerar insights para inovações.

Ler bons livros, com histórias de negócios bem contadas é, sim, uma forma de se aprimorar como empreendedor. O desafio, talvez, além de encontrar tempo para inserir o hábito da leitura na rotina, é como escolher os melhores livros entre tantas opções.

Sabendo dessa dificuldade, a aceleradora Startup Farm fez uma seleção. Conheça as sugestões e boa leitura!

livros Foto Sharon Mccutcheon (Unsplash)

A Startup Enxuta (Lean Startup), de Eric Ries

Como os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. Essa é a temática do livro.

O autor criou uma nova abordagem para a administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. Esses princípios se aplicam a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos sem desperdício, que podem ser utilizados tanto por startups quanto por inovadores presentes nas grandes empresas.

Eric Ries é empreendedor residente na Harvard Business School e traz em seu livro histórias da vida real e lições aprendidas de algumas das empresas mais dinâmicas da atualidade.

Don’t Just Roll The Dice, deNeil Davidson, Phil Factor e Michael Pryor

Leitura obrigatória para quem trabalha com softwares ou serviços de internet, pois ensina a teoria, dá conselhos práticos e mostra estudos de caso para saber o valor do produto e a melhor forma de precificá-lo.

O lado difícil das situações difíceis (The hard things about the hard things), de Ben Horowitz

Este livro é tão importante que a Startup Farm recomenda que se faça uma leitura anual. Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis–aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

livros Foto (Pixabay)

Receita previsível (Predictable Revenue), de Aaron Ross e Marylou Tyler

Esta é uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que se esforcem para agir como protagonistas de seus resultados.

Running Lean, de Ash Maurya

Este é um manual para se fazer um produto de sucesso. Através de um guia passo a passo (incluindo estudos de caso, entrevistas e planilhas), empreendedores podem aprender sobre como testar, refinar e realizar empiricamente suas visões desde os estágios iniciais de idealização até o produto que os consumidores querem.

Importante ressaltar que suas ideias e conceitos são baseados em várias metodologias inovadoras, incluindo Lean Startup, Customer Development e Bootstrapping.

Shoe dog, de Philip H. Knight

Phil Knight, o homem por trás da Nike, sempre foi uma figura envolta em mistério. Nesse livro ele conta sua história. Com uma visão ousada e a crença no poder transformador do esporte, mostra a trajetória de criação de uma marca e uma cultura que mudaram os parâmetros de desempenho e superação.

livros Foto Priscilla du Preez (Unsplash)

Startup: Manual do Empreendedor, de Steve Blank e Bob Dorf

Como o próprio nome diz, é um manual–e a recomendação é que se leia toda vez que surgir um desafio diferente. O livro é também um roteiro abrangente que busca orientar as startups a seguirem na direção correta, tendo como premissa sempre enxergar as situações com os olhos de um cliente.

Os autores estimulam que os empreendedores deixem o escritório para irem até as ruas, onde os clientes estão, para que seja possível pensar e desenvolver produtos que realmente despertem o interesse de compra.

Tração (Traction), de Gabriel Weinberg

Para crescer uma startup, mais importante do que o produto em si é saber como chegar até os clientes. Distribuição é tudo e esse é o assunto abordado no livro. Traction passa por diversos canais de aquisição e ajuda o empreendedor a escolher os melhores para sua empresa.

Value Proposition Design, de Alex Osterwalder e Yves Pigneur

O livro ajuda a entender os modelos de propostas de valor, como aproximar-se do cliente e evitar perder tempo com ideias que não funcionarão. Mostra ainda o simples, mas complexo, processo de desenvolver e testar propostas de valor e chegar ao resultado de criar produtos e serviços que se adaptem perfeitamente às necessidades ou aos desejos dos clientes.

Venture Deals, de Brad Feld e Jason Mendelson

Interessante para quem busca aprender mais sobre captação de investimentos, o livro apresenta conceitos financeiros importantes sobre venture capitalists e como negociar com eles.


DICAS E LIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO


+ NOTÍCIAS

10 dicas de livros de executivos de grandes startups
Itaú, B3 e CI&T usam o erro para inovar

Como serão os hospitais do futuro?
5 dicas para não falhar na prática do Design Thinking