10 inovações durante a pandemia do coronavírus no sistema financeiro - WHOW

Consumo

10 inovações durante a pandemia do coronavírus no sistema financeiro

As ideias foram compiladas pela holandesa Trend Watching, empresa especializada em tendências, e inclui negócios de diferentes países

POR Adriana Fonseca | 18/05/2020 16h10 Foto ilustrativa (Pixabay) Foto ilustrativa (Pixabay)

Costuma-se dizer que, em períodos de crise, inovar é a única saída. Muitas empresas sabem disso e estão observando atentamente o atual momento de pandemia para pensar em inovações que atendam o novo cenário.

Especializada em tendências e criada em Amsterdã, na Holanda, em 2002, a Trend Watching compilou uma série de ações relacionadas ao novo coronavírus. Conheça alguns projetos ligados ao segmento de serviços financeiros.

1. Ajuda para pagar o aluguel

A plataforma gratuita Hello Landlord ajuda inquilinos nos Estados Unidos que não podem pagar aluguel por causa da Covid-19. A ferramenta feita por especialistas jurídicos ajuda na redação de uma carta ao proprietário para explicar porque o inquilino não pagou o aluguel, e definindo seu direito de evitar despejos graças a uma lei local.

inovações Foto Hello Landlord (divulgação)

2. Apoio financeiro às pequenas empresas

As pequenas empresas estão em uma posição difícil neste momento de pandemia. A Bumble é uma iniciativa que quer ajudar esses negócios. Portanto, pede às empresas que enviem uma solicitação para que seus negócios recebam até US$ 5 mil em suporte monetário. Por enquanto, podem participar negócios da Alemanha, França e Rússia.

3. Campanha de ajuda financeira

A plataforma de blockchain Waves lançou uma campanha para apoiar organizações e fundos que precisam de ajuda financeira. Os usuários podem comprar tokens COVID-DWN ou COVID-UP. Em 6 de abril, o anúncio acrescentou que a campanha #CryptoCOVID19 já havia arrecadado mais de US$ 100 mil em doações para instituições de caridade em todo o mundo.

4. Conexão entre investidores e projetos

A plataforma ReStimulate conecta financiadores de impacto a projetos que combatem a Covid-19. A missão da plataforma é ser um serviço de “matchmaking” para investidores com consciência social, conectando-os a criadores de impacto que estão trabalhando para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus.

5. Fonte de informação para as startups indianas

A plataforma Startups vs Covid-19 é um repositório de recursos úteis para startups indianas usarem na resolução de desafios relacionados à Covid-19. O site mostra todos os tipos de iniciativas de apoio financeiro e outros recursos atualmente disponíveis no país.

6. Fundo para apoiar iniciativas ligadas à Covid-19

A plataforma global de impacto Maanch lançou o Coronavirus Dashboard & Fund para identificar e apoiar projetos ligados à Covid-19 com maior potencial de impacto. A plataforma lista projetos em todo o mundo que respondem a desafios urgentes do novo coronavírus e fornece informações detalhadas do projeto e suas necessidades orçamentárias. Para apoiar os projetos, as pessoas podem doar diretamente no site da Maanch ao Fundo de Resposta ao Coronavírus, que depois alimenta os projetos destacados.

7. Inclusão financeira em Londres

Com sede na capital inglesa, o Railsbank criou uma iniciativa chamada LightningAid, que permite a departamentos governamentais, ONGs e grupos comunitários distribuir apoio financeiro diretamente para aqueles que precisam de ajuda neste momento de Covid-19. O apoio financeiro pode ser creditado instantaneamente para a pessoa necessitada, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

inovações Foto LightningAid (divulgação)

8. Pagamento digital para evitar uso de dinheiro

Startups e governos na África estão promovendo pagamentos digitais para mitigar o uso de dinheiro em espécie, já que as cédulas foram classificadas como um risco em relação à disseminação do novo coronavírus.

9. Programa de aceleração para projetos ligados à Covid-19

A aceleradora global Creative Destructive Lab criou um novo programa focado em Covid-19 para startups. A proposta inclui financiamento e apoio para transformar as inovações em produtos que ajudem na luta contra o novo coronavírus.

10. Reuniões virtuais com consultores financeiros

O banco da Estônia SEB passou a oferecer a seus clientes a possibilidade de videoconferências para conversas com seus consultores financeiros.


+INOVAÇÕES

Os melhores locais de trabalho para os inovadores
Bactéria com DNA 100% sintético pode impulsionar novos tratamentos médicos

Conheça as principais barreiras para inovação na área de marketing
Veja os países mais inovadores do mundo