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Tecnologia

10 empresas com laboratórios de inovação corporativa

Para se manterem conectadas com seus consumidores, multinacionais desenvolvem centros inovadores dentro de casa

POR Adriana Fonseca | 16/10/2020 11h12

Algumas grandes varejistas e indústrias que vendem seus produtos no varejo estão abraçando a inovação corporativa e criando novos laboratórios em busca de oportunidades para se conectar com os consumidores. 

Com esses laboratórios de inovação e programas de aceleração, essas grandes companhias procuram novas ideias, parcerias e colaborações em diferentes frentes, desde a cadeia de suprimentos e melhorias para o estoque até novas opções de pagamento. 

A plataforma americana CB Insights listou alguns laboratórios de inovação de grandes empresas. Entenda melhor o que essas grandes empresas estão fazendo.

1. Nike Innovation Kitchen

A empresa cozinha suas inovações dentro de seu laboratório Innovation Kitchen – ou cozinha de inovação, em uma tradução literal. O lab se orgulha de sua capacidade de experimentação e lançou, em julho deste ano, a coleção Space Hippie, a mais sustentável da Nike até hoje. Todos os quatro tênis da coleção são feitos com 90% de materiais reciclados.

2. Ikea Space10

A famosa varejista de móveis criou, em 2015, um hub de pesquisa que é, ao mesmo tempo, um espaço de exposição em Copenhagen, na Dinamarca. O laboratório convida pessoas ligadas às artes, design e tecnologia para trabalhar em projetos de pesquisa que resultam em protótipos da Ikea, exposições, eventos e workshops. Seu foco principal é em sustentabilidade.

3. Walmart Global Tech

Em 2011, o Walmart criou o Walmart Labs após adquirir a empresa de análise de mídia social Kosmix. Em 2020, esse lab ganhou novo nome e passou a se chamar Walmart Global Tech. Seu objetivo é ajudar a varejista a se manter competitiva no mundo digital e, para isso, seus funcionários focam no desenvolvimento e aplicação de tecnologias como machine learning e criptografia de dados. 

Ao explorar, por exemplo, as aplicações da inteligência artificial, a varejista usa uma variedade de câmeras e sensores que podem gerar dados em tempo real sobre os níveis de estoque e muito mais.

Um dos projetos do laboratório de inovação da companhia é o Mobile Express Returns, que permite aos consumidores devolverem on-line um produto comprado na loja, bastando ir pessoalmente ao supermercado apenas para a entrega do item usando um código QR. Com isso, o tempo de transação de devolução na loja caiu 74%.

4.Tesco Labs

A varejista britânica tem uma equipe interna de inovação que desenvolve e testa soluções para os consumidores da empresa usando novas tecnologias. Um dos projetos mais notáveis foi uma parceria com o Google Home permitindo aos clientes comprarem com comando de voz.

5. DuPont Innovation Center

A empresa mantém diversos centros de inovação espalhados pelo mundo, incluindo Estados Unidos, Japão e Brasil. Juntos, eles reúnem mais de 9 mil cientistas e engenheiros.

Um dos projetos mais notáveis foi o desenvolvimento de roupas de inverno inteligentes que podem manter os usuários aquecidos sem a necessidade de fios grossos ou sistemas de aquecimento dentro da jaqueta.

6. Coca-Cola Kolab Collaboration Center

As inovações da Coca-Cola normalmente saem de sua sede em Atlanta, nos Estados Unidos. Desde 2019, a companhia mantém um laboratório de inovação que atua de forma colaborativa com consumidores do varejo e de restaurantes para inovar na forma de alcançar os clientes.

Um dos projetos mais notáveis do Kolab é a Coke Energy, a primeira bebida da marca Coca que não é um refrigerante, mas sim um energético. Lançada nos Estados Unidos em janeiro de 2020, a novidade chegou em um momento em que a empresa busca conquistar mais clientes usando a marca Coca em uma categoria de bebidas que se torna cada vez mais popular.

7. Unilever Foundry

O laboratório de inovação da companhia criado em 2014 já liderou mais de 200 projetos-piloto e traçou o perfil de mais de 10 mil startups para impulsionar a inovação com foco em bem-estar, personalização, marketing digital, sustentabilidade, cadeia de suprimentos e tecnologia empresarial. 

8. H&M The Laboratory

O hub de inovação da varejista de moda colabora com a companhia para trazer uma perspectiva de fora. O foco está na sustentabilidade e na experiência do consumidor. Em setembro de 2020, o laboratório lançou uma vending machine com pagamento sem contato para produtos de banho e para o corpo.

9. L’Oreal Open Innovation

A multinacional francesa se uniu a parceiros externos para criar uma nova geração de produtos de beleza inovadores, dispositivos e serviços digitais. O projeto de inovação aberta criado em 2018 procura parceiros que, após selecionados, recebem mentoria para criar conexões com as marcas da L’Oreal.

10. Procter & Gamble Connect + Develop

O programa da multinacional anuncia os problemas que a companhia tem e que precisam de ajuda externa. A ideia é atrair mentes criativas para trabalhar com a equipe interna da P&G.


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