10 cursos de tecnologia para empreender em diversas áreas - WHOW

Tecnologia

10 cursos de tecnologia para empreender em diversas áreas

Modalidade tem crescido bastante em número de matrículas e tem um leque de cursos variado capaz de atender às mais diversas necessidades

POR Redação Whow! | 14/10/2021 13h35

Cursos de duração mais curta do que os quatro anos ou mais das graduações tradicionais têm atraído muita gente, à medida que a tecnologia cresce como necessidade de mercado. 

Corroborando isso, o Censo da Educação Superior 2019 apontou um crescimento de 11,5% no número de matrículas em cursos tecnológicos. Com isso, os cursos de tecnologia passaram a responder por 14,2% do total de estudantes matriculados em cursos superiores.

Com uma duração que varia de dois a três anos, os cursos de tecnólogo combinam a necessidade de se inserir rapidamente no mercado de trabalho com um catálogo de cursos que estão em expansão no mercado.

Ao contrário do que muitos pensam, os cursos de tecnologia são reconhecidos como cursos superiores. O que ocorre é uma frequente confusão com cursos técnicos, aqueles que podem ser realizados já no ensino médio (embora possam ser realizados depois também).

A diferença entre os cursos de tecnologia e os de graduação é, basicamente, a duração, que permite um aprofundamento teórico um pouco maior no caso dos últimos. 

Isso não significa, no entanto, que por ter um ano a menos, por exemplo, um curso não vá abordar as principais disciplinas e habilidades que você precisa para atuar na profissão que escolheu.

Se você procura cursos que podem facilitar a sua atuação como empreendedor, um curso nesta área pode ser uma boa opção.

Confira uma lista de alguns cursos que a Whow! selecionou:

Alimentos

Caso você já trabalhe na área alimentícia e queira melhorar suas habilidades, esse curso pode ser ideal para você. Por meio dele, você aprende a planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas. Além disso, gerencia os processos de produção e industrialização, supervisiona as várias fases dos processos de industrialização e desenvolvimento de alimentos, realiza diversos tipos de análises, como microbiológica, toxicológica e ambiental na produção de alimentos. Também atua em programas de conservação e controle de qualidade de alimentos e gerencia a manutenção de equipamentos. Desenvolve, implanta e executa processos de otimização na produção e industrialização de alimentos. Desenvolve novos produtos e pesquisa na área e elabora e executa projetos de viabilidade econômica.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

É uma boa porta de entrada na área de TI, permitindo ao profissional desenvolver uma série de habilidades nesse setor. Por meio desse curso, você aprende a analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Avaliar, selecionar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados. Coordena equipes de produção de softwares. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Automação Industrial

Com um processo de automação cada vez maior no setor industrial, esse curso garante um diferencial para que você implemente tecnologias desse tipo no seu negócio. Você irá projetar e gerenciar a instalação e o uso de sistemas automatizados de controle e supervisão de processos industriais. Supervisionar a implantação e operação de redes industriais, sistemas supervisórios, controladores lógicos programáveis, sensores e atuadores presentes nos processos.

Comércio Exterior

O Brasil ainda comercializa muito pouco com seus parceiros internacionais. No entanto, trata-se de uma atividade fundamental e que tem amplas possibilidades de crescimento. Nesta área, você irá aprender a implementar, gerenciar e promover políticas de comunicação das organizações, definir os objetivos de comunicação organizacional. Avaliar os resultados da política de comunicação implementada. Especificar projetos de comunicação em diferentes mídias. Promover eventos corporativos. Gerenciar o alinhamento da comunicação nas organizações. Aprovar campanhas de comunicação e avaliar e emitir pareceres técnicos em sua área de formação.

Segurança da Informação

Área em franca expansão por causa da quantidade crescente de ataques às grandes companhias, fazer esse curso permitirá que você atue criando soluções para tornar dados de empresas mais protegidos. Suas principais funções serão analisar, projetar, desenvolver, gerenciar, testar, implantar, integrar e avaliar soluções para a garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos recursos de TI. Além disso, irá gerenciar, aplicar, administrar e configurar ambientes corporativos com requisitos de segurança. Fazer análises de riscos, projetar e gerenciar redes de computadores seguras. Realizar auditorias, planejar contingências e recuperação das informações em caso de sinistros. Vistoriar, realizar perícias, avaliar, emitir laudos e pareceres técnicos.

Gestão Comercial

Como o próprio nome indica, este curso te ajuda a gerir um negócio de forma mais eficiente e considerando os aspectos mais importantes, como articular e decidir sobre as vendas em negócios diversos, realizar estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Fazer análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado. Planejar pesquisas de mercado. Desenvolver relacionamentos pós-venda com clientes. Gerenciar sistemas de informações comerciais. Definir métodos de formação de preços e gerenciar a área comercial de uma organização. Avaliar e emitir pareceres técnicos.

Gestão Portuária

Direcionado a quem pretende trabalhar com comércio envolvendo o setor marítimo. Este curso ensina a  planejar e coordenar a movimentação física e o fluxo de informações sobre as operações portuárias e suas necessidades intermodais de transporte. Gerenciar pessoas para proporcionar fluxo otimizado do ciclo origem-destino. Planejar e gerenciar a utilização otimizada de equipamentos e as necessidades intermodais. Inventariar e gerenciar estratégias de armazenagem, cálculo de fretes, planejamento de transbordos, sistemas de tráfego de navios, rebocadores, taxa de ocupação de berços. Gerenciar o transporte aquaviário de carga e passageiros. Administrar organizações portuárias, desempenhar funções estratégicas, administrativas e operacionais. Gerenciar projetos ambientais e recursos humanos. Vistoriar, realizar perícia, avaliar e emitir laudos.

Logística

Cuida da movimentação de cargas de forma geral. Por meio desse curso, você aprende a gerenciar as operações e processos logísticos, promovendo a segurança das pessoas, meios de transporte, equipamentos e cargas. Além disso, atende clientes, fornecedores, parceiros e demais agentes da cadeia de suprimentos e elabora documentos de gestão e controles logísticos. Estrutura e define rotas logísticas. Articula processos logísticos em portos, aeroportos e terminais de passageiros nos diferentes modais.Gerencia e supervisiona o recebimento, o armazenamento, a movimentação, a embalagem, a descarga e a alienação de materiais de qualquer natureza. Gerencia o sistema logístico e sua viabilidade financeira. Gerencia e articula sistemas de manutenção, de suprimento, de nutrição e de atividades financeiras Avalia e emite parecer técnico.

Marketing

Um dos cursos mais procurados, permite que você aprenda a coordenar equipes de marketing. Assessorar dirigentes de marketing. Gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas. Planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado. Avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing. Identificar e analisar canais de distribuição. Planejar estratégias de comunicação com os consumidores. Supervisionar as atividades de marketing e avaliar e emitir pareceres técnicos. 

Negócios Imobiliários

Voltado para a prospecção no setor imobiliário, esse curso irá ensiná-lo a identificar oportunidades comerciais para o crescimento regional. Planejar, operar e controlar a comercialização de bens imóveis. Gerenciar empresas prestadoras de serviços na área de gestão de negócios imobiliários. Supervisionar transações imobiliárias e avaliar e emitir pareceres técnicos.

Caso queira ver outros cursos, acesse o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.