Prêmio Conarec

O ESTUDO

Em sua primeira edição, o Prêmio Whow! de Inovação busca identificar e reconhecer empresas protagonistas na geração de produtos e serviços inovadores em 37 segmentos do mercado, além da empresa mais inovadora do ano e outras categorias especiais.

OBJETIVO

Nosso objetivo é reconhecer as empresas que produzam inovação consistente, tanto incremental quanto disruptiva, a partir do foco na geração de dinheiro novo, nos lados dos custos, de processos, de lançamentos, aperfeiçoamentos ou nos modelos de negócios.

ESCOPO

Entendemos inovação como uma intervenção que uma empresa incumbente ou startup proponha.

METODOLOGIA


Por meio de uma metodologia desenvolvida pelo Centro de Inteligência Padrão – CIP em parceria com a DOM Strategy Partners, o prêmio avaliará o potencial inovador das empresas por meio de um processo dividido em duas etapas:

1ª ETAPA – FILTRO

Através da plataforma Stilingue, foram capturados milhares de conteúdos relacionados a inovação presentes em notícias, redes sociais, blogs, fóruns, reviews, buscadores e diversas outras fontes de coleta por milhares de sites.

Os conteúdos foram analisados pela equipe do CIP e deles foram extraídos nomes de empresas associadas a essas inovações.

A lista de empresas foi filtrada de acordo com a relevância das inovações para chegar à lista de 246 empresas concorrentes ao prêmio.

2ª ETAPA – AVALIAÇÃO DAS EMPRESAS

As 246 empresas foram divididas em 37 segmentos:

Construção civil
Consultorias
Contact center/bpo
Educação
Energia e utilities
Entretenimento
Fidelidade
Fintechs
Indústria
Meios de pagamento
Mobilidade urbana
Redes alimentícias
Redes sociais
Saúde
Saúde – operadoras
Seguros e previdência
Serviços
Serviços digitais
Serviços sob demanda
Tecnologia – big data/ia
Tecnologia – plataformas
Tecnologia – software
Telecom
Varejo – cosméticos
Varejo – eletrodomésticos
Varejo – marketplace
Varejo – moda
Varejo – super e hiper
Varejo diversos

MENTES BRILHANTES

Foi eleita uma comissão de Mentes Brilhantes para realizar as avaliações:

Caio Esteves
Clara Bianchin
Daniel Domeneghetti
David Schlesinger
Eduardo Peixoto
Fernando Motta
Jaime Troiano
Julia Curan
Juliana Feitosa
Michel Alcoforado
Rodrigo Helcer

As avaliações serão realizadas por meio de formulário on-line pela plataforma SurveyMonkey. Cada uma das empresas é avaliada por três Mentes Brilhantes, em seis critérios distintos. Essa avaliação pondera a inovação de acordo com a maturidade e a aplicação dentro de cada um dos seis critérios:

  • RELEVÂNCIA DA INOVAÇÃO

    Revela o quão relevante essa Inovação foi para o Mercado e para os seus Clientes, olhando sob o prisma de mudança do status quo e/ou se impacta o mercado a ponto de alterar o comportamento de compra desse ecossistema estabelecido.

  • AMPLITUDE/IMPACTO DA INOVAÇÃO PARA STAKEHOLDERS

    A premissa deste critério está pautada no tamanho do impacto que essa Inovação causa nos stakeholders envolvidos (Clientes, Funcionários, Acionistas etc.) tendo, inclusive, diferentes impactos de acordo com o stakeholder.

  • DIFERENCIAÇÃO DA CONCORRÊNCIA

    Este critério se baseia no diferencial competitivo que a Inovação oferece em relação aos seus concorrentes no mercado.

  • CRESCIMENTO/GANHO DE MERCADO

    O intuito é avaliar se a empresa conquistou mais espaço e cresceu em termos de representatividade por conta da Inovação implementada.

  • HISTÓRICO/PIPELINE DA INOVAÇÃO

    Avalia o grau de maturidade da empresa no que tange ao seu pipeline e ao histórico de Inovação, olhando desde o comportamento da empresa (mindset inovador) até as ações que a transparecem como uma organização inovadora (Seção de Inovação, Laboratório etc.).

  • ESCALABILIDADE

    Competência que a empresa tem de tornar a inovação escalável. Tem relação de custo único com alta relação de replicabilidade para o mercado, por exemplo, serviços de streaming.



X

PREENCHA ESTE FORMULÁRIO

NÓS QUEREMOS TE CONHECER MELHOR