SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP
A inovação te leva para outro mundo.
Plataforma digital de gestão de saúde chega ao Brasil
Escrito por Raisa Covre | 12 de Abril de 2018 | 12 meses atrás

A Sharecare oferece diversas ferramentas de forma gratuita ao usuário final – inclusive a possibilidade de medir a sua idade real (baseada nos hábitos cotidianos)

A tecnologia já revolucionou diversos setores da vida cotidiana – comunicação, consumo, relacionamentos… E não poderia ser diferente com a área de saúde. O detalhe é que esse setor, especificamente, ainda está bastante fragmentado sob uma visão de digitalização. Uma empresa norte-americana recém-chegada ao Brasil tem o objetivo de mudar essa realidade. A Sharecare tem o intuito de ser uma grande plataforma de saúde com variados serviços, mais ou menos como funciona a Amazon nos Estados Unidos.

Fundada em 2010 por Jeff Arnold e Dr. Oz, grandes executivos norte-americanos, a empresa já fez 11 aquisições e os investimentos passam de US$ 500 milhões. No Brasil, o primeiro movimento foi de aquisição da Healthways, uma organização voltada para programas de gestão de saúde, em 2016. Agora, a plataforma oficial também chegou aos usuários brasileiros.

Compre agora seu ingresso do Whow! Festival de Inovação!

“A partir de uma visão geral sobre a saúde conseguimos oferecer para cada indivíduo a intervenção necessária no momento necessário”, explica Nicolas Toth, presidente da Sharecare Brasil.

Como funciona

O aplicativo da Sharecare, disponível para iOS e Android, tem foco em três pilares – conhecimento, bonificação e conteúdo. Antes de tudo, ele recolhe as informações de saúde do usuário, como altura, idade, peso, medidas, até hábitos alimentares e taxas de glicose. A ideia é ter uma visão holística, compreendendo até mesmo maus hábitos como tabagismo.Também é possível conectar a ferramenta a smartwatchs para acompanhar os índices cotidianos.

A parti daí, o usuário pode acessar a ferramenta RealAge, que leva em consideração as informações de saúde e os hábitos do usuário para indicar a sua idade com base em sua saúde real (que pode ser maior ou menor que a saúde biológica, dependendo dos cuidados que são tomados). Com o resultado, o consumidor passa a receber dicas e indicações da ferramenta para o seu cotidiano.

A plataforma também conta com o GreenDay, uma espécie de premiação para o usuário baseada em seus hábitos saudáveis. Ele leva em consideração 12 principais fatores que afetam a saúde e a longevidade humana. Basicamente, os pontos do indivíduo são representados por um coraçãozinho verde a ser preenchido durante o dia. Para completar o coração, é necessário realizar diariamente pelo menos oito dos fatores considerados importantes para ter uma vida saudável.

Saúde emocional

Outra característica importante da plataforma é a análise do nível de emoção e estresse dos usuários que utilizam o app. O funcionamento é simples: em cada ligação que o usuário fizer é realizada uma análise de quais dias o usuário estava mais tranquilo ou estressado.

Fora isso, por meio dos sensores de movimento do celular, o app identifica em qual período o usuário estava dormindo e, assim, determinar quantas horas ele descansou por noite. Dessa forma, o sono, que é um importante regulador de saúde, será monitorado diariamente e de forma automática.

Para a diretora de produto e soluções digitais da Sharecare no Brasil, Ana Cláudia Pinto, a ferramenta traz a oportunidade de democratizar o acesso a informações de saúde no Brasil. Como o app conta com conteúdos produzidos por diversos colaboradores que são profissionais da saúde, o consumidor tem uma boa fonte de dicas e até esclarecimento de dúvidas.

A empresa também vai auxiliar empresas e universidades a terem uma fotografia da saúde da população brasileira. “Vamos publicar em breve um estudo junto da Universidade de São Paulo sobre como a saúde emocional impacta as doenças crônicas e com dados do Brasil”, destaca. Geralmente, esse tipo de pesquisa traz dados apenas de outros países.

Modelo de negócio

O aplicativo da Sharecare é gratuito e uma grande parte dos serviços também é de acesso livre para todos os usuários. Ao mesmo tempo, a empresa vai atuar com um modelo de gestão de saúde e oferecimento de soluções de saúde e bem-estar para usuários de planos de saúde e funcionários de empresas.

Toth explica que haverá a possibilidade de uma área para patrocinadores. A Sul América é a primeira empresa brasileira a fechar parceria com a plataforma, isso faz com que 1,5 milhão de pessoas já tenham acesso à ferramenta. “Nosso objetivo é uma primeira penetração em operadoras e seguradoras de saúde e depois pensamos em expandir para outros formatos (como previdência)”, detalha o executivo.

Outra possibilidade interessante é o fato de que o GreenDay, no futuro, pode virar um tipo de bonificação para os usuários. Pessoas com mais moedas saudáveis podem ganhar prêmios ou trocar por descontos, por exemplo.

Um detalhe ressaltado pela empresa é que as empresas parceiras não têm acesso aos dados pessoais de nenhum usuário. O intuito é oferecer uma fotografia da população no geral, de forma anônima. “Não se trata de venda de informações pessoais, somos uma ferramenta de gestão de saúde populacional”, lembra Ana Claúdia.

 

Top